O município de Guarapuava registrou nove novos casos de covid-19 nesta quarta (6). Seguindo a tendência de redução do mês de setembro, o boletim da Saúde Municipal traz ainda 121 ativos, que são pessoas com alto potencial de contaminação. Além disso, 14 pessoas aguardam o resultado de exames.
Até esta quarta Guarapuava contabilizou 25.698 confirmações da infecção, com 24.967 recuperados. Nessa terça (5), Guarapuava teve uma morte após 12 dias sem registro. Desse modo, os mortos somam 610 desde o começo da pandemia. Entretanto o mês de setembro terminou com 773 casos da infecção no município. O número é 18,11% menor do que agosto que, conforme a Saúde Municipal, finalizou com 944 confirmações.
Além disso, o número de mortes teve queda significativa. Enquanto em agosto houve 17 mortes, no mês de setembro a Saúde Municipal registrou oito. Uma redução de 53%. Para se ter uma ideia da redução de casos e mortes, em maio deste ano, pior mês da pandemia no município, ocorreram 145 mortes.
De acordo com o secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, um dos principais fatores atribuídos à queda dos números de casos e mortes é o avanço da vacinação e a manutenção das medidas de prevenção. “Já enfrentamos situações muito difíceis nesse ano e o quadro melhorou significativamente com o avanço da vacinação, reduzindo os casos graves da doença e as mortes”.
PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde, divulgou hoje (6) mais 1.712 casos confirmados e 52 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Contudo, os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.
Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 1.515.417 casos confirmados e 39.151 mortos pela doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.