Para enfrentar a pandemia de covid-19, que atinge de forma mais grave nesse momento o sistema de saúde, o Hospital São Vicente de Paulo, por meio de recursos de Convênio Federal, adquiriu 20 monitores e respiradores. Conforme informações da assessoria do HSVP, a entrega estava prevista para um período de 30 dias. Mas o HSVP conseguiu antecipar o recebimento.
Desse modo, dos 20 kits adquiridos de monitor e respirador, 10 serão destinados para o Hospital Regional de Guarapuava, que ficará com 40 leitos. Atualmente o HR conta com 30 leitos de UTI e tem lotação de 100%. Além disso, enfrenta uma situação caótica, conforme informou a médica responsável técnica pela UTI do Hospital Regional, Bianca Ramos, esta semana ao Portal RSN.
INSTITUTO VIRMOND E HSVP
Conforme a assessoria do HSVP, outros cinco kits serão para o Hospital Santa Tereza – Instituto Virmond e dois para o próprio Hospital São Vicente. Os equipamentos serão utilizados para a abertura de 17 novos leitos SUS para tratamento da covid-19 em Guarapuava. Contudo, outros três kits ficarão reservados para backup no HSVP.
Atualmente o São Vicente possui 16 leitos de UTI da rede privada para tratamento de pacientes com covid-19. E com isso ganhará mais dois, pelo SUS, totalizando 18 leitos. Por fim, o prazo anunciado para o início da operação dos novos 17 leitos de UTI é uma semana. Guarapuava tem 134 mortos até o momento, vítimas da covid-19.
Leia outras notícias no Portal RSN.