22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Guarapuava terá 17 novos leitos de UTI SUS para pacientes com covid-19

Dos 17 leitos de UTI, 10 serão ativados no Hospital Regional. Cinco no Instituto Virmond e dois no Hospital São Vicente. Prazo é uma semana

uti

17 leitos de UTI entram em operação em uma semana (Foto: Reprodução/Pixabay)

Para enfrentar a pandemia de covid-19, que atinge de forma mais grave nesse momento o sistema de saúde, o Hospital São Vicente de Paulo, por meio de recursos de Convênio Federal, adquiriu 20 monitores e respiradores. Conforme informações da assessoria do HSVP, a entrega estava prevista para um período de 30 dias. Mas o HSVP conseguiu antecipar o recebimento.

Desse modo, dos 20 kits adquiridos de monitor e respirador, 10 serão destinados para o Hospital Regional de Guarapuava, que ficará com 40 leitos. Atualmente o HR conta com 30 leitos de UTI e tem lotação de 100%. Além disso, enfrenta uma situação caótica, conforme informou a médica responsável técnica pela UTI do Hospital Regional, Bianca Ramos, esta semana ao Portal RSN.

INSTITUTO VIRMOND E HSVP

Conforme a assessoria do HSVP, outros cinco kits serão para o Hospital Santa Tereza – Instituto Virmond e dois para o próprio Hospital São Vicente. Os equipamentos serão utilizados para a abertura de 17 novos leitos SUS para tratamento da covid-19 em Guarapuava. Contudo, outros três kits ficarão reservados para backup no HSVP.

Atualmente o São Vicente possui 16 leitos de UTI da rede privada para tratamento de pacientes com covid-19. E com isso ganhará mais dois, pelo SUS, totalizando 18 leitos. Por fim, o prazo anunciado para o início da operação dos novos 17 leitos de UTI é uma semana. Guarapuava tem 134 mortos até o momento, vítimas da covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo