22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuava terá a construção de 400 casas populares

Com as novas unidades aprovadas, cidade atinge o teto habitacional do programa federal e avança para credenciar empresas responsáveis

Casa própria (Foto: IA)

Guarapuava terá a construção de 400 unidades habitacionais do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ do Governo Federal. O processo de credenciamento das empresas responsáveis pela construção foi aberto nessa quarta (8). A seleção das famílias beneficiadas ocorrerá na fase final do empreendimento.

A portaria MCID nº 488/2025 definiu os critérios para apresentação de propostas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. O documento estabelece um teto de unidades por Estado, sendo 3.474 para o Paraná, e também por porte populacional dos municípios. No caso de cidades com população entre 100 mil e 300 mil habitantes, como Guarapuava, o limite máximo é de 400 unidades habitacionais.

EMPRESAS INTERESSADAS

As empresas interessadas em participar do processo de credenciamento terão o prazo de 15 dias úteis para tomar ciência do edital e reunir a documentação necessária. No dia 5 de novembro, todo o material deverá ser entregue presencialmente no Paço Municipal, localizado na rua Brigadeiro Rocha, 2777 – Centro.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, alcançar o teto máximo previsto para o município é um resultado expressivo. “O limite estabelecido para Guarapuava era de 400 unidades, e conseguimos habilitar todas”. Essa é uma etapa intermediária do processo. As propostas já foram pré-aprovadas pela Caixa Econômica Federal. Agora o município fará o credenciamento das empresas responsáveis pela elaboração e aprovação dos projetos técnicos. O investimento total previsto é de R$ 56,8 milhões, com cada unidade avaliada em R$ 142 mil.

Os terrenos apresentados pelo município na nova seleção do Minha Casa, Minha Vida, foram classificados pela Caixa Econômica Federal como “terrenos superiores”, a melhor categoria de enquadramento do programa. Essa classificação demonstra que as áreas atendem plenamente aos novos critérios, que priorizam locais com infraestrutura urbana e proximidade de escolas, unidades de saúde, comércio e transporte público.

Após a seleção, a empresa vencedora ficará responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos, etapa que antecede o início das obras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.