Guarapuava terá nova edição do Festival da Cevada e do Malte, desta vez com ‘Festa’ e ‘Nacional’ no nome. Também há mudança nas datas e no local: sai o feriado do Dia de Finados, entra a Proclamação da República. A festa deste ano será entre os dias 14 e 16 de novembro. E no lugar do Parque de Exposições Lacerda Werneck, os organizadores optaram pelo Centro de Eventos Cidade dos Lagos.
O festival estreou no calendário municipal em 2023, mas não foi reeditado em 2024 em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal. A estimativa é que 60 mil pessoas tenham passado pelo Lacerda Werneck na primeira edição. A mudança de nome para Festa Nacional da Cevada e do Malte acompanha o reconhecimento oficial sancionado em 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concedeu a Guarapuava o título de Capital Nacional da Cevada e do Malte.
A definição da data e os primeiros encaminhamentos da programação foram discutidos em reunião entre a Prefeitura, a Secretaria de Turismo e Eventos e representantes das cervejarias Água do Monge, Metzger, Suábia, Jordana, Donau Bier, Over Bier, Golden, Heimdall, Hank Bier e Irmandade. Conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura de Guarapuava, a festa deste ano também deve ter shows de grande porte. Assim como feiras, praça de alimentação e atrações locais.
Leia outras notícias no Portal RSN.