22/08/2023
Cotidiano Em Alta Previsão do tempo

Guarapuava terá fim de semana de calor intenso com máximas de 32°C

Sensação de abafamento e pancadas de chuva isoladas marcam os últimos dias de 2025. Temperaturas só devem baixar na virada do ano

Nesta sexta, sensação térmica passa dos 30 ºC (Foto: Thiago de Oliveira/RSN)

O último fim de semana do ano será de muito calor em Guarapuava. Nesta sexta (26), os termômetros chegam aos 30 °C. Há pequena chance de chuva, com acumulado estimado em 1,1 milímetro, conforme o Simepar.

No sábado (27), o calor aumenta ainda mais. A mínima permanece em 17 °C, enquanto a máxima pode atingir 32 °C. A previsão indica pancadas isoladas de chuva, com baixo volume, em torno de 2,2 milímetros.

Já no domingo (28), as temperaturas seguem elevadas. A mínima prevista é de 18 °C e a máxima de 31 °C. A probabilidade de chuva é maior, mas novamente com pouca quantidade, cerca de 2,3 milímetros.

CALOR SE ESPALHA PELO PARANÁ

O calor intenso predomina em todo o Paraná no fim de 2025. Na Região Leste do estado, as temperaturas estão acima da média há pelo menos quatro dias. No litoral, a sensação térmica é ainda maior devido à alta umidade do ar.

Cidades como Curitiba, Fazenda Rio Grande, Cerro Azul, Pinhais, Lapa e Irati, desde o dia 22, registram máximas pelo menos 5 °C acima da média histórica de dezembro. Em Curitiba, cuja máxima média do mês é de 26,5 °C, os termômetros passaram dos 31 °C nos últimos dias. Na quarta (24), a capital registrou a maior temperatura de 2025 até agora, com 32,3 °C.

Outros municípios também tiveram recordes de calor nesta semana. Irati chegou a 33,8 °C, Lapa e Jaguariaíva a 33,1 °C e Ventania a 31 °C. No Litoral, os valores foram ainda mais extremos, com máximas acima dos 38 °C em cidades como Antonina, Guaraqueçaba e Morretes.

A sensação térmica chegou a 47 °C em algumas cidades litorâneas na véspera de Natal e deve seguir próxima dos 40 °C durante as tardes do fim de semana.

CHUVA TÍPICA DE VERÃO

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva rápidas e localizadas.

“A partir da tarde temos previsão de chuvas de curta duração, bem típicas de verão. Elas amenizam o calor momentaneamente, mas logo depois o sol volta a aparecer e o tempo fica abafado.”

O cenário se repete no sábado e no domingo, com temperaturas acima dos 30 °C na maior parte do estado e chuvas rápidas entre a tarde e a noite.

A tendência é de mudança apenas nos últimos dias do ano. Entre 30 e 31 de dezembro, a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil deve trazer tempo mais instável e temperaturas mais próximas da média climatológica.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.