22/08/2023
Guarapuava Previsão do tempo

Guarapuava terá muita chuva nesta semana, diz Simepar

A chuva se intensifica a partir de quarta (15). Até sexta (17), Simepar prevê acumulado de 117 milímetros em Guarapuava

A chuva se intensifica a partir de quarta (15). Até sexta (17), Simepar prevê acumulado de 117 milímetros em Guarapuava (Foto: Lizi Dalenogari)

A semana até começou com solzinho pela manhã. Mas não se engane. Os próximos dias serão marcados por instabilidade e muita chuva em Guarapuava. Em toda a semana o acumulado pode atingir cerca de 117 milímetros. Por isso é preciso ficar atento aos riscos dos temporais, em especial a partir de quarta (15).

Nesta segunda (13), o dia começou com mínima de 17ºC e a máxima ainda deve chegar a 25ºC. Mesmo com sol aparecendo em alguns momentos entre muitas nuvens, deve chover cerca de 7,5 milímetros, no período da tarde.

Na terça (14), o dia promete ser parcialmente nublado com pancadas de chuva. As temperaturas variam entre 18ºC e 23ºC. O volume aumenta um pouco ficando em 10 milímetros e os ventos aumentam e chegam a 47 Km/h.

CHUVARADA

Mas a chuva mesmo chega a partir de quarta (15). O volume de chuva sobe para 23 milímetros, com ventos de até 53 Km/h. As temperaturas ficam amenas, mínima de 19ºC e 22ºC. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), entre quarta (15) e quinta (16), um sistema frontal atua sobre a Região Sul e deixa o tempo bastante instável no Paraná.

“O risco de tempestades aumenta em todas as Regiões paranaenses. Na quinta a chuva se intensifica e a previsão é de 31 milímetros. Os termômetros não mudam. Na sexta (17), as chuvas continuam sendo esperadas sobre o Estado. Conforme o Simepar, mas os eventos mais significativos devem se concentrar entre o Leste (RMC/praias) e o Norte pioneiro.

Volumes de chuva são significativos neste período. Em Guarapuava, deve chover muito. O esperado é 45 milímetros. As temperaturas ficam um pouco mais baixas, e variam entre 17ºC e 21ºC. No período de carnaval a instabilidade diminui no Estado, mas algumas pancadas de chuva isoladas ainda ocorrem. Por isso, se for aproveitar a folia em local aberto, leve capa ou guarda-chuva para não se molhar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.