A Cooperaliança (Cooperativa de Carnes Nobres do Vale do Jordão), instalada em Guarapuava, fechou parceria com a Associação Brasileira de Angus para a certificação da carne produzida pela empresa, por meio do Programa Carne Angus Certificada. No dia 9 de agosto, durante a Expogua, acontecerá o lançamento desse selo.
A vice-presidente da Cooperaliança, Adriane Araújo Azevedo, ressaltou que a empresa é a primeira do Paraná a obter o selo. Segundo ela, as negociações para a parceria tiveram início dois anos atrás. “Agora, a cooperativa está preparada com o número exigido pela associação, que é de 60 animais abatidos por semana”.
De acordo com Adriane, a certificação vai agregar valor ao produto e a remuneração dos produtores poderá ser mais elevada. Além de favorecer o desenvolvimento da empresa, a novidade também deve valorizar a pecuária regional.
“A cooperativa precisa produzir o que o mercado quer, que é o cruzamento com angus. O produtor já percebeu que é necessário estar atento às exigências do mercado e está se preparando para isso. A certificação é um incentivo maior ao produtor”.
PROGRAMACÃO
Durante a Expogua, o estande da Cooperaliança terá a Vitrine da Carne, apresentada pelo consultor Marcelo Bolinha, com demonstração de técnicas de manipulação e cortes de carnes – o público poderá conferir a atração entre os dias 9 e 11. A empresa também promoverá o Curso de Manipulação e Cortes de Carnes, nos dias 9 e 10, ministrado pelo mesmo consultor. Outra atividade programada é o 1º Seminário de Produção de Carne de Qualidade Cooperaliança, que acontecerá no dia 10, no Sindicato Rural de Guarapuava, com palestras de profissionais da área. Outras informações sobre a programação técnica da cooperativa podem ser obtidas pelo telefone (42) 3622-2443.
1º Seminário de Produção de Carne de Qualidade Cooperaliança
– 8h às 8h30
Inscrições e abertura.
– 8h30 às 9h15
Programa Carne Angus Certificada. Agregando valor à carne de qualidade.
Fábio Schuler Medeiros, médico veterinário e gerente do Programa Carne Angus Certificada.
– 9h20 às 10h05
Avaliação de touros e seleção de reprodutores.
Cristiano Leal, gerente de produto corte taurinos da CRV Lagoa.
– 10h10 às 10h25
Coffe break.
– 10h25 às 11h10
Manejo reprodutivo em sistema de produção de carne.
Fernando Dalla Costa, médico veterinário.
– 11h15 às 12h
Manejo racional do creep feeding.
Mikael Neumann, professor e engenheiro agrônomo.
Com assessoria e foto do Rural Centro