22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Guarapuava vacinou mais de 2,6 mil jovens com 18 anos completos

Com as doses aplicadas nessa quarta (15), o município contabiliza 130.685 moradores imunizados com, pelo menos, a primeira dose

vacina

Ainda não há previsão da aplicação da terceira dose no município (Foto: Arquivo/RSN)

A Secretaria de Comunicação de Guarapuava informou que 2.638 jovens com 18 anos completos receberam imunização. A aplicação das doses neste público teve início nessa quarta (15), na Praça Cândido Xavier, em frente à Prefeitura. Desse modo, este é a última faixa etária contemplada entre a população adulta na cidade.

Ainda de acordo com as informações da Secretaria, 130.685 moradores de Guarapuava já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina. Assim, ao final da vacinação das pessoas com 18 anos, a Campanha Guarapuava Imunizada aguarda orientações do Ministério da Saúde sobre a vacinação de adolescentes. Entretanto, a imunização do grupo com idades entre 12 e 17 anos não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, Guarapuava deve receber do Ministério da Saúde lotes exclusivos para a aplicação da terceira dose em pessoas com 70 anos ou mais e que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. Porém, até o momento, não há definição da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) de quando a imunização deve começar.

O secretário de Saúde, Jonilson Pires, afirmou que chegar ao fim desta etapa não significa que a pandemia tenha chegado ao fim. “Precisamos continuar mantendo as medidas de restrição. Em breve queremos que toda a população esteja imunizada. Para isso, estamos otimizando o processo com a descentralização para as Unidades de Saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo