Nos dias 4, 5 e 6 de março, Guarapuava vai sediar a Etapa Final do circuito brasileiro de Handebol de praia na categoria juvenil. Ao todo serão aproximadamente 240 atletas de seis estados diferentes. De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, trata-se de uma competição inédita para Guarapuava e também para o Estado do Paraná.
Assim, pela primeira vez, a etapa é praticada fora do eixo Nordeste, Sudeste. “Isso foi um pedido do prefeito Celso Góes e nós estamos fazendo algo inédito para a cidade de Guarapuava. Algo diferente e muito legal para o esporte. Dessa maneira, todas as adaptações necessárias estão sendo feitas para a realização do evento e isso trará muito acréscimo ao turismo da cidade também, como nos hotéis. Então, convidamos toda a comunidade a prestigiar e participar desse campeonato”.
Os jogos têm previsão de início às 9h da manhã do dia 4 e irão se estender até o final da tarde, pois serão feitos 24 jogos só no primeiro dia. Às 15h ocorre a abertura oficial da Etapa Final. Dessse modo, oito equipes no feminino e oito no masculino, oriundas dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima e Paraná.
COMO FUNCIONA?
Para a competição, que ocorre na Praça da Ucrânia, devido à grande quantidade de jogos, se utilizarão duas quadras. Uma de areia já existente e a outra adaptada sobre a quadra de basquete situada na praça. Toda a areia utilizada na quadra será retirada após o término da competição e realocada para praças e parques da cidade. Por fim, diferente do handebol de quadra, tanto em tamanho, quanto em pontuação, o handebol de praia vem crescendo cada vez mais em Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.