22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuava volta a fechar postos e soma 816 vagas a menos desde maio

Indústria puxou o saldo negativo de 24 vagas em setembro. No ano, setor de Serviços é o único que segura os números, enquanto Agropecuária já fechou 542 postos

No acumulado do ano, o saldo é de -365 vagas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Guarapuava teve queda na geração de empregos formais pelo quinto mês consecutivo. Em setembro, o município fechou 24 postos de trabalho, resultado de 2.230 admissões e 2.254 desligamentos, segundo dados do Novo Caged divulgados nesta quinta (30).

O desempenho aprofunda a tendência de retração no mercado local. Com isso, o município acumula uma perda de 816 vagas com carteira assinada nos últimos cinco meses (desde maio). No acumulado do ano (janeiro a setembro), o saldo de Guarapuava é negativo em 365 empregos.

Essa tendência negativa, contudo, contrasta com os cenários estadual e nacional. O Paraná, por exemplo, criou 12.046 novos empregos em setembro. Esse número mais que dobrou o saldo de agosto (6.463) e elevou o total de vagas criadas no ano para 121.291.

O Brasil também teve um mês positivo, com saldo de 213 mil novos postos de trabalho. Todos os cinco grandes grupos de atividades registraram alta no país, puxados pelo setor de Serviços (106 mil) e Indústria (43 mil).

SERVIÇOS EM ALTA

Em Guarapuava, o saldo de setembro só não foi pior graças ao setor de Serviços, que sozinho abriu 97 novas vagas. A Agropecuária também teve um saldo levemente positivo, com 25 novos postos.

Por outro lado, os vilões do mês foram a Indústria, que fechou 109 vagas, e a Construção, que perdeu 35 postos. O Comércio ficou quase estável, com um saldo negativo de 2 vagas.

O balanço do ano mostra que o setor de Serviços (+641 vagas) é o único que sustenta os números no município. Enquanto isso, a Agropecuária (-542), a Indústria (-314) e o Comércio (-279) amargam saldos negativos expressivos em 2025.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.