O evento “Clínica de Natação” (CBDA-CORREIOS) reuniu em Brasília os 20 melhores nadadores com potencial olímpico e também os 50 melhores índices técnicos. Entre eles uma única mulher: Valéria Menegaz Jonsson Mass, guarapuavana formada em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), turma de 2006.
Valéria recebeu em dezembro o convite de treinar Kaio Márcio de Almeida, atual recordista mundial nos 200 borboletas em piscina curta (25 metros) e recordista absoluto nas provas de 100 e 200 metros em piscina curta. Hoje o atleta faz parte do primeiro grupo do “Projeto Medalha”, no qual dez dos melhores nadadores nacionais com potencial olímpico, incluindo Cesar Cielo, são subsidiados pelo Governo Federal.
Segundo a mãe da treinadora, Maria da Graça Menegaz Jonsson, foi uma surpresa pra família e pra própria Valéria que não esperava reconhecimento nacional. ”Ela mora em João Pessoa, mais é de Guarapuava, formada pela Unicentro. É o orgulho da família e com esse convite sua carreira deu salto muito grande”.
Sendo a única mulher entre os 50 treinadores, Valéria Mass tem competições importantes ainda esse ano. Em abril participará 53º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Profª Maria Lenk , TAÇA CORREIOS (piscina de 50 metros) – e seletiva para o campeonato na Espanha, e em julho 15ª Fina World Swimming Championships, em Barcelona.