22/08/2023
Cotidiano

Guarapuavano divide crenças sobre a Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa, ou ´Sexta-Feira da Paixão´, é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa e a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus, através de diversos ritos religiosos.Porém, as celebrações na data variam de religião para religião.

Na religão ucraniana católica, costuma-se fazer reflexões e celebrações como por exemplo o café da manhã na páscoa, que é preparado no sábado para ser partilhado no domingo entre os famíliares. De acordo com a técnica em radiologia Natália Dierk, que faz parte da igreja ucraniana, além do jejum de carne, os ucraínos costumam benzer os alimentos para o Domingo de Páscoa. “Depois que os alimentos são benzidos o pai da família deve pegar o ovo benzido e divide entre todos os filhos”, explica.

Por outro lado, a recepcionista Maria das Graças Alencar não acha que o dia exija muitas celebrações. “Mesmo sendo católica, não gosto de muitas celebrações nesse dia. Só gosto de ficar quieta em casa, afinal a sexta-feira santa é uma homenagemaos dias que Cristo sofreu no deserto e não devemos nos alegrar com isso por conta do seu sofrimento. Acho que é um momento de meditação”, pontua.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.