22/08/2023
Esportes

Guarapuavano é campeão Paranaense

imagem-99433

Da Redação

Pedro Henrique Fernandes tem apenas 11 anos, mas muitos títulos no Jiu-Jitsu. E o guarapuavano faixa laranja aumentou sua lista de conquistas no último final de semana. Pedro foi campeão da 4ª Etapa do Paranaense de Jiu Jitsu em Curitiba, na categoria peso pena, disputado entre sábado (19) e domingo (20). Como o menino havia também conquistado as três etapas anteriores, ele sagrou-se Campeão Paranaense na categoria.

Mas as conquistas de Pedro não são por acaso. Ele treina desde os 5 anos de idade e atualmente são cerca de oito períodos de treinamentos por semana, entre jiu jitsu e também judô. “Eu treino bastante jiu jitsu e agora comecei a praticar judô. Eu gosto muito e sempre que posso participo das competições”, afirma. E apesar de já ser um “multi campeão”, o atleta conta que o melhor de tudo é o clima do esporte. “Eu gosto muito, porque é uma arte muito legal, divertida, que estimula e ajuda a gente”, completa.

Pedro conta também que tem dois sonhos para seu futuro. Um envolve exatamente o esporte enquanto o outro é um pouco diferente. “Eu quero ser um lutador profissional, mas também quero ser médico. Quero poder conciliar o esporte com a medicina”, conta confiante. Mas o guarapuavano também pensa a curto prazo. “Por enquanto eu só participei do Paranaense, mas ano que vem vou competir no Brasileiro e também no Pan Kids nos Estados Unidos”.

Apesar de ser um “grande” campeão, os únicos recursos que Pedro tem para competir vem de seus pais, que o apoiam integralmente. Eles incentivam o menino e o levam para as competições. “Nós incentivamos muito ele porque é algo que ele gosta muito. É emocionante quando o vemos entre os melhores lutadores de todo o estado e em todas as competições ele conseguiu o primeiro lugar. É muito legal ver tudo isso”, afirma Vilson Fernandes, pai do garoto. 


Pedro (ao centro) no pódio do Paranaense (Foto/Arquivo pessoal)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.