22/08/2023
Cotidiano

Guarapuavano é um dos finalistas

imagem-99771

Da Redação

Durante esta semana, o Bom Dia Paraná, está mostrando uma série de reportagens com os finalistas da categoria Educação do Prêmio Bom Exemplo. Os paranaenses puderam conhecer o guarapuavano Ezaquias Ferreira de Freitas. Ele é instrutor do grupo de percussão 'Homem de Lata', projeto que desenvolve crianças através da música no contraturno escolar na cidade.

Os instrumentos do projeto são confeccionados pelos próprios alunos, que usam materiais recicláveis na produção. De acordo com o professor responsável pela oficina, Ezaquias de Freitas, o projeto tem como foco despertar o gosto pela música e também a consciência cidadã, ao usar materiais recicláveis. “A criança vê que não é só o instrumento comum que pode ser percussivo, mas qualquer material. De uma pedra ou até um rolo de papel higiênico é possível tirar o som”, brinca o instrutor.

Para Ezaquias a maior recompensa é ver a transformação na vida dos alunos: "Eles são como diamantes e aos poucos vamos lapidando. Assim, formamos músicos e cidadãos. E eu acredito sim, que a música é um ponto importante pra educação", ressalta o instrutor.

Neste ano, o Prêmio será estadual e, além das categorias Cidadania e Educação, traz a nova categoria Inovação, que irá premiar o projeto  que mais bem contribua para o desenvolvimento de um ambiente urbano agradável. A participação nesta nova categoria é voltada exclusivamente para Instituições de Ensino Superior com sede sede nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Paranavaí, Umuarama ou Cianorte.

Para votar no projeto de Bom Exemplo de Ezaquias basta acessar o site do G1 e validar seu voto. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.