Um guarapuavano ganhou destaque no cenário nacional do esporte há pouco tempo. Gustavo Neves, de 15 anos, passou a ser integrante oficial da Seleção Brasileira Infantil de Voleibol Masculino e agora treina para o Campeonato Sul-Americano, que acontece em julho, na Venezuela.
De acordo com a professora Márcia Oliveira, mãe de Gustavo, o jovem começou as atividades no vôlei no Visconde, em um projeto que incentiva a iniciação ao esporte. “A participação dele no vôlei começou quando ele estava no 5º ano. Ele sempre participava de jogos e, mesmo estando abaixo da idade para participar de algumas categorias, ele acabava sendo chamado por já se destacar”.
A história de Gustavo na seleção brasileira começou quando ele se mudou para Ponta Grossa, após ter sido visto pelo técnico Dalmo de Souza, que participa de um projeto relacionado ao vôlei na cidade. “Ele viu o Gustavo em um jogo e acabou o chamando para participar do projeto em Ponta Grossa”.
Depois disso, em 2013, após participar de uma competição em Natal (RN), Gustavo foi visto por outro técnico que fez o intermédio dele até a chegada oficial na seleção. “Ele teve que passar por seletivas até participar oficialmente da Seleção Brasileira de Vôlei”, explica a mãe.
Agora, Gustavo está no Centro de Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, se preparando para o campeonato que acontecerá na Venezuela, entre os dias 21 e 27 de julho.