22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuavano que vive em Los Angeles relata o terror dos incêndios

O artista guarapuavano Alex Tietre vive em Los Angeles há um ano e meio e mora muito perto da Região onde as chamas consomem parte da cidade

Alex Tietre (Foto: Reprodução/redes sociais)

O artista guarapuavano Alex Tietre vive em Los Angeles há um ano e meio. Assim como outros brasileiros na Região, ele tem acompanhado com preocupação os devastadores incêndios florestais que atingem a cidade americana. Considerados os mais destrutivos da história de Los Angeles, os incêndios em Palisades, entre Santa Mônica e Malibu, no Leste da cidade, e o incêndio de Eaton, no oeste, próximo a Pasadena, já consumiram mais de 11 mil hectares. Isso equivale a uma área maior do que a do Walt Disney World, destruindo bairros inteiros e deixando-os reduzidos às cinzas.

Até o momento, pelo menos cinco pessoas perderam a vida, e milhares de construções encontram-se destruídas. Aproximadamente 180 mil pessoas precisaram deixar as casas, de acordo com autoridades locais. Em um relato emocionado, Tietre, que está bem, mas tem um amigo na Região de Hollywood, afetada pelos incêndios, afirmou: “Estou bem, mas é assustador ver tudo isso. Felizmente, não precisei abandonar minha casa”.

Conforme o artista escreveu ao Portal RSN, o fogo próximo à residência onde ele mora, na rua paralela à Hollywood Boulevard, está sob controle. No entanto, ele acredita que a falta de chuvas nos últimos 12 meses tem contribuído para a rápida propagação das chamas, impulsionadas pelos ventos fortes. “Parece um filme. Ontem, quando saí de casa, fiquei muito assustado”.

TRÉGUA

O chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony Marrone, afirmou que o avanço do incêndio Eaton foi significativamente interrompido. Entretanto, as chamas ainda não tenham sido totalmente contidas. Embora os ventos, que chegaram a atingir até 160 Km/h no início da semana, tenham diminuído, eles ainda permanecem fortes. Mas a redução da intensidade ajudou a facilitar o apoio aéreo para as equipes de combate ao fogo no solo.

A situação, conforme relatos, se agravou nas últimas 48h. Os incêndios avançaram por áreas próximas a pontos icônicos de Los Angeles, como a Calçada da Fama. E a polícia emitiu ordens de evacuação para a Região. Entre terça (7) e quarta (8), os incêndios causaram a morte de cinco pessoas e destruíram dezenas de imóveis na cidade, enquanto as chamas se espalhavam rapidamente pela Costa Oeste dos Estados Unidos.

*Assista o vídeo abaixo:

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo