22/08/2023
Agronegócio

Guarapuavano terá acesso a programa da Bovespa

O programa "BM&FBOVESPA Vai ao Campo 2010" desembarca em Guarapuava  na temporada de visitas às principais cidades do agronegócio brasileiro. Na terça-feira (10) , serão apresentadas ao público em geral e aos produtores rurais da região as oportunidades de investimento no mercado de ações e as alternativas para proteger a rentabilidade do agronegócio, por meio de contratos futuros e de opções. O evento contará com palestras didáticas, ministradas por especialistas nestes temas, a partir das 8 horas, no Hotel Atalaia, com entrada gratuita.
A economista e consultora da BM&FBOVESPA, Tércia Rocha, ministrará as seguintes palestras: “Educação Financeira – o que você precisa saber sobre finanças pessoais” e “Oportunidades de investimento e o mercado de ações”. O consultor da Bolsa João Pedro Cuthi Dias falará sobre “Mercados futuros – o que você precisa saber sobre as ferramentas para gerenciar o risco de preços no agronegócio”.
Também haverá palestras de representantes do Banco do Brasil sobre “Proteção de preços agropecuários e Proteção Cambial para clientes do Banco”. No final do evento, os palestrantes estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas.
Além do ciclo de palestras, Guarapuava receberá o Bolsamóvel, unidade itinerante de atendimento da BM&FBOVESPA que irá circular pelas ruas da cidade distribuindo folhetos informativos sobre o funcionamento dos mercados da Bolsa.
A cidade de Guarapuava, com 180 mil habitantes, foi escolhida para integrar o programa Vai ao Campo 2010, pois se destaca na implantação de alta tecnologia no plantio. Sua economia é baseada na produção de trigo e cevada no inverno, e de soja, milho, feijão e batata no verão.

Sobre o "BM&FBOVESPA Vai ao Campo"
O "BM&FBOVESPA Vai ao Campo" faz parte do programa de popularização "BM&FBOVESPA Vai até Você". O roteiro de visitas, em 2010, inclui sete cidades: Maracaju (MS); Presidente Prudente(SP); Guarapuava (PR); Eduardo Magalhães (BA); Rondonópolis (MT); Jataí (GO); e Guaxupé (MG). Em 2009, mais de 4,5 mil pessoas participaram dos eventos realizados nas cidades de Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Patos de Minas (MG); Dourados (MS); Araçatuba (SP); Londrina (PR) e Passo Fundo (RS).

Confira a programação
Evento: "BM&FBOVESPA Vai ao Campo" – Guarapuava (PR)
Data: 10/08/2010 (terça-feira)
Horário: das 8h às 13h
Local: Hotel Atalaia – Rua XV de Novembro, 7636 – Centro 
8h – Credenciamento dos convidados
8h30 – Abertura institucional – BM&FBOVESPA Vai ao Campo
8h40 – Educação Financeira – o que você precisa saber sobre finanças pessoais
Tércia Rocha, consultora da BM&FBOVESPA
9h20 – Mercados futuros – o que você precisa saber sobre as ferramentas para gerenciar o risco de preços no agronegócio
João Pedro Cuthi Dias, consultor da BM&FBOVESPA10h10 – Proteção de preços agropecuários para clientes do Banco do Brasil
Danielle Freitas Peres – representante do Banco do Brasil
10h40 – Proteção cambial para clientes do Banco do Brasil
Guilherme Augusto Alves Pires Júnior – representante do Banco do Brasil
11h – Intervalo para café
11h20 – Oportunidades de investimento e o mercado de ações
Tércia Rocha, Consultora da BM&FBOVESPA
12h10 – Sessão “Tire suas dúvidas” – Atendimento sobre os mercados de ações e futuros
13h – Encerramento

Sobre a BM&FBOVESPA
A BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros foi criada em 2008 com a integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Juntas, formaram uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, a segunda maior das Américas e a líder na América Latina. A BM&FBOVESPA oferece para negociação ações; títulos públicos e privados; contratos futuros referenciados em ativos financeiros, índices, taxas de juro, taxas de câmbio e commodities; mercados a vista de câmbio e ouro. Para prestar serviços eficientes e seguros aos investidores, a BM&FBOVESPA conta com avançados recursos tecnológicos. Com modelo de negócios totalmente integrado, além do ambiente de negociação, fornece serviços de registro, compensação, liquidação, gerenciamento de risco e central depositária. Atua como contraparte central para todos os mercados negociados em ambiente de Bolsa por meio de quatro clearings: ações, derivativos, ativos e câmbio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.