22/08/2023
Cotidiano

Guarapuavanos enfrentam problemas com pontos de ônibus em dias de chuva

imagem-79362

Bárbara Franco 

Em dias de chuvas, a população guarapuavana enfrenta problemas com os pontos de ônibus da cidade. Muitos não possuem proteção ou ainda, em alguns lugares, nem sinalização de que o local é um ponto oficial de embarque ou desembarque.


Rua no bairro Santa Cruz sem sinalização de ponto de ônibus. Foto: Caio Budel

Para Marilene Rocha, aposentada que usa o transporte coletivo todos os dias, o problema maior é quando chove. “Ficar com sombrinha em um lugar sem cobertura muitas vezes não adianta de nada, principalmente com o vento daqui. A gente entra no ônibus toda molhada”.

Além do problema em dias de chuva, a população enfrenta dificuldades com a sinalização dos pontos, o que acaba confundindo muitas pessoas principalmente para quem ainda é novo na cidade.

Em julho deste ano, a Prefeitura de Guarapuava começou a instalar novos pontos de ônibus na cidade. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), até o momento foram instalados dois novos pontos, mais três estão sendo montados e dez bases para as instalações já estão sendo feitas.  A secretaria informa ainda que até o final do ano serão instalados 50 novos pontos.

O projeto

O projeto da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) e da Secretaria de Habitação e Urbanismo busca proporcionar mais conforto aos usuários do transporte coletivo. Feita de acrílico e ferro, a estrutura possui cobertura, assento central e barra de apoio, oferecendo dois tipos de descanso a quem os utiliza.

Os novos pontos que servirão como proteção do sol, chuva e vento, terá três modelos diferentes. “O primeiro modelo terá cobertura para passeios, mais estreitos, como há na região central da cidade. O segundo terá um fechamento lateral parcial igual ao já instalado na rua XV. Já o terceiro possui um fechamento maior para locais com passeios amplos, como praças, por exemplo”, explica César Sanchez, engenheiro de tráfego da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg). 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.