Solicitar o seguro-desemprego ficou mais simples. A partir de agora, assim que o trabalhador estiver com toda a documentação da empresa na qual trabalhou, poderá fazer o pedido pela internet.
De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, Cezar Prestes, antes para encaminhar o seguro-desemprego, o trabalhador precisava agendar o comparecimento na Agência do Trabalhador, preencher um formulário e entregar a documentação. E só a partir deste atendimento é que começava a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.
Com a mudança, o trabalhador pode fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.
O trabalhador faz todo o processo na internet e apenas precisará ir na Agência do Trabalhador se houver alguma divergência. “Caso esteja tudo correto e o sistema finalize, a pessoa imprime e aguarda para receber o valor na Caixa Econômica Federal, não sendo necessário ir até a agência”, esclarece Cezar Prestes.
O encaminhamento do seguro-desemprego será feito pelo site Emprega Brasil, neste link. Clique aqui e veja o passo a passo de como solicitar o benefício pela internet. Quem preferir pode solicitar o seguro-desemprego na Agência do Trabalhador.