A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebe neste fim de semana mais uma seletiva para o Campeonato Mundial em Abu Dabhi. Nove competidores da equipe Checkmat de Guarapuava estão na cidade gaúcha onde buscam uma vaga para o torneio internacional.
Ao todo 10 seletivas em todos os continentes definem os participantes do mundial, sendo que na América do Sul, ocorrem apenas duas. A primeira foi em janeiro no Estado de São Paulo, e teve os guarapuavanos Ricardo Prasel, campeão na Categoria faixa Azul Super Pesado e Francisco Gazonni, terceiro colocado na Categoria faixa Azul Pesadíssimo, subindo ao pódium.
Nesta etapa, cerca de três mil competidores brigam pela última chance de estar no mundial. As esperanças da equipe guarapuavana são os atletas Cristiano Cubas, José Bonatto, Rafael Prasel, Leandro Diogo, Ricardo Prasel, Francisco Gazonni, Matheus Garcia, Juliano Goba e Victor Kirian, de apenas oito anos.
Segundo Cubas, competidor e professor da equipe Checkmat Guarapuava, a equipe está bastante forte e treina desde o mês de dezembro para este torneio. A expectativa do professor é de que a equipe brigue por pelo menos cinco medalhas de ouro.