22/08/2023


Cotidiano Economia Em Alta Guarapuava

Guarapuavanos vão gastar em média R$ 114,54 em presentes

Uma pesquisa da Faciap mostra que os guarapuavanos preferem dar roupas e calçados de presentes de Natal, seguido por acessórios e perfume

Presentes (Foto: Arquivo/RSN)

As compras de fim de ano agitam o comércio nestes próximos dias, especialmente com a celebração do Natal. Além do significado religioso, a data festiva também mantém a cultura de presentear as pessoas queridas. Uma pesquisa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostra que os guarapuavanos pensam em gastar em média R$ 114,54 nos presentes de Natal.

O levantamento, feito em parceria com o grupo Datacenso, avaliou a expectativa de compra dos paranaenses para a data. De acordo com a pesquisa, 600 consumidores de várias Regiões do Paraná revelaram que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 147,67. Enquanto em Guarapuava, o valor é menor sendo de R$ 114,54.

Conforme a pesquisa, a maioria dos guarapuavanos pretende comemorar a data na casa de familiares (61%). Já os demais, devem comemorar em casa (35%), ou em viagem (2%). Além disso, 85% dos consumidores costumam pesquisar e comparar preços antes de comprar os presentes de Natal. Os dados ainda mostraram as opções de presente dos guarapuavanos, 52% desejam dar roupas, seguido por calçados com 37%, acessórios corresponde a 24%, perfumes e cosméticos, 15% e 24% vão presentear com brinquedos.

A pesquisa também aponta que 46% dos entrevistados preferem comprar via internet, seguidos por 37% que preferem lojas de rua e 15% que optam por shoppings. A forma de pagamento mais utilizada pelos entrevistados é à vista com cartão de crédito, escolhida por 30%. O pagamento à prazo com cartão de crédito é preferido por 22% dos consumidores, enquanto o Pix é a opção de 7% dos guarapuavanos. Além disso, 22% preferem à vista no débito, e por fim, 20% à vista em dinheiro.

FATORES IMPORTANTES NA ESCOLHA DA LOJA

Em Guarapuava o fator mais importante na escolha de uma loja, para mais da metade dos consumidores, é a qualidade dos produtos. Em seguida, destaca-se atendimento ao cliente e as promoções e descontos.

  • Qualidade dos produtos: 54%;
  • Promoções e descontos: 46%;
  • Atendimento ao cliente: 43%;
  • Preços competitivos: 35%;
  • Confiabilidade da loja: 24%.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Os canais de comunicação que a maioria dos consumidores paranaenses, no geral, considera mais eficiente para se informar sobre promoções e ofertas de presentes para o Natal são as redes sociais, com 22%, principalmente em Guarapuava, no gênero feminino e entre os mais jovens, somando os 30%. Em segundo lugar aparecem os anúncios on-line e aplicativos de compra, com 17% cada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo