As compras de fim de ano agitam o comércio nestes próximos dias, especialmente com a celebração do Natal. Além do significado religioso, a data festiva também mantém a cultura de presentear as pessoas queridas. Uma pesquisa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostra que os guarapuavanos pensam em gastar em média R$ 114,54 nos presentes de Natal.
O levantamento, feito em parceria com o grupo Datacenso, avaliou a expectativa de compra dos paranaenses para a data. De acordo com a pesquisa, 600 consumidores de várias Regiões do Paraná revelaram que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 147,67. Enquanto em Guarapuava, o valor é menor sendo de R$ 114,54.
Conforme a pesquisa, a maioria dos guarapuavanos pretende comemorar a data na casa de familiares (61%). Já os demais, devem comemorar em casa (35%), ou em viagem (2%). Além disso, 85% dos consumidores costumam pesquisar e comparar preços antes de comprar os presentes de Natal. Os dados ainda mostraram as opções de presente dos guarapuavanos, 52% desejam dar roupas, seguido por calçados com 37%, acessórios corresponde a 24%, perfumes e cosméticos, 15% e 24% vão presentear com brinquedos.
A pesquisa também aponta que 46% dos entrevistados preferem comprar via internet, seguidos por 37% que preferem lojas de rua e 15% que optam por shoppings. A forma de pagamento mais utilizada pelos entrevistados é à vista com cartão de crédito, escolhida por 30%. O pagamento à prazo com cartão de crédito é preferido por 22% dos consumidores, enquanto o Pix é a opção de 7% dos guarapuavanos. Além disso, 22% preferem à vista no débito, e por fim, 20% à vista em dinheiro.
FATORES IMPORTANTES NA ESCOLHA DA LOJA
Em Guarapuava o fator mais importante na escolha de uma loja, para mais da metade dos consumidores, é a qualidade dos produtos. Em seguida, destaca-se atendimento ao cliente e as promoções e descontos.
- Qualidade dos produtos: 54%;
- Promoções e descontos: 46%;
- Atendimento ao cliente: 43%;
- Preços competitivos: 35%;
- Confiabilidade da loja: 24%.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Os canais de comunicação que a maioria dos consumidores paranaenses, no geral, considera mais eficiente para se informar sobre promoções e ofertas de presentes para o Natal são as redes sociais, com 22%, principalmente em Guarapuava, no gênero feminino e entre os mais jovens, somando os 30%. Em segundo lugar aparecem os anúncios on-line e aplicativos de compra, com 17% cada.
Leia outras notícias no Portal RSN.