O que ser quando crescer? Essa é uma pergunta que permeia a infância e com Gustavo Werle Ribeiro não poderia ser diferente. Interessado pela saúde humana, quando chegou o momento de prestar vestibular, já sabia qual seria a escolha. E com tantas opções de especializações, o médico optou por ortopedia, especialidade responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor.
A residência pela qual passou fez com que vivenciasse de perto a experiência de atender os pacientes. Experiência essa que requer cuidado e qualificação. Afinal, trata-se de resolver as dores das pessoas no modo mais literal. Natural de Curitiba, passou a infância e adolescência em Medianeira, retornando à cidade natal para concluir os estudos.
Atualmente, o profissional trabalha no Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Guarapuava (IOT). “Eu tinha o desejo de ter um local com todas as características que o IOT oferece. Com o passar do tempo a ideia foi amadurecendo e inauguramos”.
Quando cheguei aqui trabalhei em hospitais e serviços do setor público. Além disso, atuei em algumas clínicas. Mas tinha esse desejo de ter um local com todas as características que um instituto desse porte precisa. Assim, criamos esse centro ortopédico e de pronto atendimento com toda a estrutura para a realização de procedimentos.
No IOT os pacientes podem fazer Raio X, exame fundamental para atendimento ao trauma e geralmente solicitado como primeiro exame para as demais patologias. Caso se trate de problemas graves como osteomielite e deformidades pós-traumáticas – ou seja, paciente pediátrico – conta com atendimento especializado.
O IOT busca a solução para muitos problemas. Se você passa muito tempo trabalhando em frente ao computador, provavelmente sente algo na coluna, até mesmo nas mãos, ombros e cotovelos devido a atividades repetitivas e duradouras. Portanto, não espere piorar e busque um tratamento adequado e de qualidade.
O PROFISSIONAL
Formado em medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006-2011), Gustavo fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (2012-2014) e foi aprovado no exame de título como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Ele também tem especialização em Ortopedia Infantil e Reconstrução e Alongamento Ósseo pelo INPAR (2015-2016). Em constante presença em cursos e congressos, possui título da SBOT, sendo também membro da SBOP e do Comitê ASAMI.
Instagram Gustavo | Instagram IOT
PERSONNALITÉ
Esta reportagem especial faz parte do produto especial de fim de ano do Portal RSN. A revista on-line ‘Personnalité’ reúne em 88 páginas reportagens sobre profissionais que se destacam por empreenderem com sucesso em Guarapuava. Confira o material completo no site.
Leia outras notícias no Portal RSN.