22/08/2023
Cotidiano

Há 100 anos a Força e Luz do Oeste ilumina Guarapuava

imagem-9547

Guarapuava – A Companhia Força e Luz do Oeste, concessionária da energia elétrica em Guarapuava, festeja hoje, terça-feira (20), o centenário de fundação.
A comemoração será no Atalaia Palace Hotel, às 20 horas, e terá a presença de personalidades e colaboradores que ajudaram a escrever a história da Força e Luz. Homenagens também vão compor a solenidade comemorativa.
No “ranking” das mais antigas companhias no setor do Paraná, a Força e Luz do Oeste foi fundada no dia 15 de outubro de 1909, a partir da concessão feita pela Câmara de Vereadores ao então major Gabriel Lopes Franco.
Passados seis meses da concessão a Força e Luz do Oeste passou para as mãos de Luigi Antonio Ciscato e Silvio Colle, fundadores da “Empreza de Eletricidade de Guarapuava”, empresa que antecedeu a atual Companhia.
Segundo a memória histórica da Força e Luz do Oeste, a sociedade entre Ciscato e Colle foi desfeita em 1921.
Tempos depois, a descarga de um raio sobre o gerador da Companhia danificou o equipamento e deixou a cidade às escuras no período entre outubro de 1921 a janeiro de 1922.
Para suprir a demanda foi construída uma usina hidrelétrica aproveitando a força das águas do Rio Jordão. Essa usina manteve a energia na cidade até 1928, ano em que foi inaugurado o segundo gerador de energia.
O tempo passou e em 1952 a concessionária foi transferida para os Irmãos Schumberger. Foi aí que nasceu a Companhia Força Luz do Oeste.
Hoje a concessão da empresa é da Rede Energia, considerado um dos maiores grupos privados do setor, sendo responsável pela energia elétrica de 578 municípios brasileiros, o equivalente a 34% do território brasileiro, possuindo em sua carteira cerca de 4,2 milhões de consumidores.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.