22/08/2023
Cotidiano

Há 13 anos, Kazuo Kamakami trouxe mudas de cerejeiras para o Parque do Lago

imagem-75428

Por Cristina Esteche, com foto de Lizi Dalenogari e Junior Knuppel Junior

Quem passa pelo Parque do Lago em Guarapuava sabe muito bem da beleza que as cerejeiras do Japão emprestam ao local em julho de todos os anos. Porém, a curiosidade do guarapuavano e de visitantes de fora levou a Rede Sul de Notícias a encontrar o responsável pelo plantio das mudas no parque.

Kazuo Kawakami, 72 anos, mora em Guarapuava há 50 anos vindo de Ibiúna no interior de São Paulo para plantar batata. “Fui um dos pioneiros nessa atividade”.

Morando em Guarapuava e conhecedor de que outro japonês, Yoshimi Hishimoto tinha trazido  mudas e plantado na Lagoa das Lágrimas entre as décadas de 60 e 70, mas que o prefeito da época tinha mandado cortar, Kazuo resolveu trazer outras mudas. “Há 13 anos trouxe 500 mudas de São Paulo que dava para encher todo o Parque, mas as pessoas roubaram quase tudo só ficando de um lado”.

Segundo Kazuo ele aprecia a  florada que o faz lembrar do Japão. “Lá [Japão] as pessoas costumam ficar  debaixo das sakuras nas primeiras três semanas de julho que é quando as flores estão lindas. As pessoas sentam debaixo para tomar saquê [ bebida típica feita com arroz]; cada um leva o seu prato, assiste teatro, show de música”.

De acordo com Kazuo, se no Brasil é ornamental, no Japão é uma planta nativa encontradas em várias regiões, as quais mudam de tonalidade. “Tem aquelas com cor mais viva, outras mais cor-de-rosa, outras brancas. Então eu quis trazer pra deixar alguma coisa pra turma, já que a colônia japonesa aqui é forte”.  A árvore, de acordo com Kazuo, é milenar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.