22/08/2023
Cotidiano

Há 33 anos dona Nerli faz a alegria do Natal no Jardim Califórnia

imagem-83775

Por Lizi Dalenogari

O Natal é repleto de significados. Um deles certamente é o da caridade. É quando algumas pessoas, poucas na verdade, se desprendem das suas necessidades e de sua família para doar tempo, energia, e fazem o bem, sem olhar a quem. Dona Nerli das Graças Ferreira, 55 anos, é uma destas pessoas.

Moradora no Jardim Califórnia, no bairro Morro Alto há mais de 33 anos, Dona Nerli convoca amigos, parentes e comerciantes locais para fazerem o Natal da comunidade sempre as vésperas do Natal. Já chegaram a distribuir doces a mais de 300 crianças e todo o ano, é na Rua Willian Luiz Milane, nº 114, que ela recebe, juntamente com sua família, os ilustres visitantes que vem a procura das guloseimas, mas também do abraço fraterno do Papai Noel, do sorriso cativante de cada um que os recebe, de carinho enfim.

Tudo começou há 33 anos quando Dona Nerli participou pela primeira vez da Novena de Natal na casa da vizinha, que viria a ser sua comadre. Vestiram o seu marido, Sidnei Francisco Ferreira de Papai Noel e ele "encarnou" o personagem com paixão. E partiu dele a idéia de fazer uma "vaquinha" entre os próprios vizinhos e comprarem tecido para a costureira da comunidade confeccionar a roupa do Papai Noel que seria usada nas vésperas de Natal na casa dos Ferreiras durante 19 anos. Foi quando o senhor Sidnei faleceu e Dona Nerli pensou em desistir da iniciativa. Atendendo aos pedidos dos filhos, netos e vizinhos, seguiu em frente.
Foi aí que seu irmão, o senhor Ari Marcondes, hoje com 60 anos, assumiu o posto do cunhado e vem emocionando as crianças há 14 anos. "Isso é gratificante, uma coisa linda e quero continuar enquanto Deus permitir", diz Ari.

Para Eliane Marcondes, mãe de três filhos, entre eles a Júlia de 5 anos, esta tradição faz parte da sua vida, e faz agora de seus filhos e fará de seus netos. "Eu vinha aqui na casa da tia quando era criança. Esperava ansiosa por este carinho de fim de ano. Marcou minha vida e agora marca dos meus filhos".

Para Júlia Maria Elena Marcondes Spuldaro, filha de Eliane, a felicidade das crianças do Jardim Califórnia terá vida longa. "Quero fazer o mesmo pelas crianças quando eu crescer", diz com brilho nos olhos a pequena Júlia.

Hoje é a filha de Dona Nerli, Márcia Regina Ferreira que assume as novenas, já que a visão da mãe já não permite muito esforço. "A novena é fundamental para passar a importância da união entre as pessoas, o poder da confraternização e a base para aplicarmos na prática os ensinamentos do Mestre Jesus", enfatiza Marcia.

E esta Corrente do Bem deve continuar ganhando novos adaptos em Guarapuava e região, e nesta quarta-feira (24), a equipe da Rede Sul de Notícias presenciou a ação de várias pessoas, anônimas e dispostas, a dar vez e voz a este propósito, pelas ruas de Guarapuava.

O Natal é uma festa de luz, de fraternidade universal, festa da família reunida ao redor de uma mesa. Mais que comer, beber, comunga-se da vida de uns e de outros e da generosidade dos frutos de nossa Mãe Terra e da arte culinária do trabalho humano. E dividir o muito, ou o pouco que temos, certamente alegre o aniversariante, o Mestre Jesus.

Um fraterno e generoso Natal à todos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.