domingo, 30 de mar. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Hemocentro de Guarapuava funcionará em horário especial no Carnaval

Na segunda (3) e na quarta (5) o hemepar abrirá das 10h às 14h. Já na terça de carnaval (4), o atendimento será das 8h às 14h

Hemocentro de Guarapuava funcionará em horário especial no Carnaval (Foto: Gilson Abreu/Aen)

O Hemocentro de Guarapuava, que abrange também a Região, vai funcionar em horário especial durante o feriado de Carnaval para quem quiser doar sangue. Na segunda (3) e na quarta (5) a unidade abrirá das 10h às 14h. Já na terça de carnaval (4), o atendimento será das 8h às 14h. No entanto, é preciso agendar um horário com antecedência pelo telefone (42) 3621-3678.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça o chamamento para doação de sangue, especialmente com a proximidade do Carnaval. Isso ocorre porque a demanda por sangue costuma aumentar nesta época nos 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos atendidos com as doações.

DADOS NO ESTADO

No ano passado, a Hemorrede registrou 202.179 doações, numa média de mais de 16,8 mil doações por mês. Somente este ano, o órgão já registrou 30.671 doações até essa segunda (24). Posteriormente, o sangue captado pelas unidades é utilizado para atender a demanda de 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.

QUEM PODE DOAR

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. Em contrapartida, as mulheres podem doar a cada três meses, num total de três doações ao ano.

Por fim, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação). Além disso, devem apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.