22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Hemocentro de Guarapuava prioriza doações de sangue dos tipos O+ e O-

Hemocentro promove atividades especiais durante a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue. A expectativa é de 150 doações de sangue

image00012_4

O hemocentro promove atividades especiais durante a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue. A expectativa é de 150 doações neste período (Foto: José Fernando Ogura)

O Hemocentro Regional de Guarapuava está priorizando doações de sangue dos tipos O+ e O- nesta semana do Dia Mundial do Doador de Sangue. Durante estes dias, a equipe tem programação especial na recepção de doadores. A expectatiava é que pelo menos 150 pessoas doem sangue até o fim de semana.

De acordo com o diretor do hemocentro Fernando Guiné, as atividades especiais ocorrem também em municípios da Região. Nessa quinta (14) foi a vez de Cantagalo, e nesta sexta (16) será em Nova Laranjeiras. Além disso, a unidade organiza a agenda seguindo a demanda regional.

Conforme o diretor, o trabalho do hemocentro mantém ritmo constante. Ele salienta que as doações devem ser agendadas pelos números: (42) 3621-3678 e 3621-3679. “Queremos acima de tudo agradecer nossos doadores voluntários e altruístas de toda a Região e parabenizá-los por esta data tão significativa”.

SOLIDARIEDADE

Entre os vários motivos para fazer doação de sangue, está a solidariedade em ajudar aqueles que necessitam. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada doação sanguínea, até quatro vidas podem ser salvas.

Lucca Fernandes de 25 anos é um doador regular de sangue. Ele esteve no Hemocentro de Guarapuava, no Dia Mundial do Doador de Sangue celebrado nessa quinta (14). Conforme o jovem, fazer a doação é uma atividade frequente.

Uma vez quis doar sangue para um menino com leucemia, mas não pude por não atingir requisitos. Logo depois o menino acabou morrendo. Desde então sinto que tenho a obrigação com a sociedade de fazer algo que é tão simples e que salva vidas.

(Foto: Arquivo Pessoal/Lucca Fernandes)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.