22/08/2023


Cotidiano Paraná Segurança

Heróis caninos: cães do Bope se aposentam após nove anos de atuação

Juntos, os cães auxiliaram na apreensão de toneladas de drogas ao longo da carreira. Assim, representaram a Corporação em grandes operações

bope

Juntos, os cães auxiliaram na apreensão de toneladas de drogas ao longo da carreira (Foto: Reprodução/Bem Paraná)

Os cães, da raça Pastor Belga Malionis e Pastor Alemão, Lótus, Kira e Loba, encerraram o período de serviço na Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Foram nove anos de atividade, mas agora seguem para a reserva. Os animais, foram adotados pelos policiais militares com quem trabalharam por anos.

Os três cães foram essenciais para o trabalho de apreensão de mais de duas toneladas de drogas. Desse modo, atuaram em grandes operações estaduais e nacionais. Os especialistas em constatação de substâncias ilegais desenvolveram duas habilidades ainda filhotes. A Companhia que agradece o trabalho, organizou uma pequena cerimônia para inaugurar uma galeria destinada aos heróis caninos.

De acordo com o capitão Gustavo Dalledone Zancan, esse é o tão esperado momento de descanso do trio que marcou história.

Agora eles vão para lugares com espaço, vão ter o carinho das famílias que os adotaram. Para nós, é muito especial esse momento e nada mais justo do que fazermos esta despedida oficial. Isso não significa que não possam voltar ao quartel, mas agora o compromisso deles é com o descanso.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícia, Lótus é o cão de faro da Polícia Militar com mais apreensões em todo o Paraná. Somente em uma ocorrência, foi quem localizou uma carga de 600 quilos de maconha.

Lótus, Kira e Loba, cães de faro do BOPE se aposentam (Foto: Reprodução/Plantão 190)

O soldado Alexandre Alves de Souza finaliza comentando que a ação dos cães policiais causa temor aos traficantes que fazem venda de droga. O motivo é o faro apurado, os cães consegue resolver situações que podem ser impossíveis para os ser humano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo