22/08/2023

Hmmmmm, então nós, brasileiros, somos mal educados?

Há dias venho acompanhando as publicidades referentes à Copa do Mundo no Brasil.

Confesso que não iria me manifestar, mas uma das publicidades em especial, apresentada pela jogadora de futebol Marta, considerada a melhor do mundo em várias oportunidades, me deixou indignado.

Em seu texto, escrito por alguém que não tem muita noção do que escreveu, Marta pede para que os brasileiros tratem bem os turistas que estão chegando para a Copa no Brasil.

Péraí: tratar bem os turistas? Quer dizer que, normalmente, não tratamos bem eles?

Há um equivoco nessa publicidade. Os brasileiros, nós, já estamos sendo discriminalizados fora do País por uma série de fatores. E quando uma personalidade mundial vem a público e pede, praticamente implora, para que nós, brasileiros, tratemos bem os visitantes, algo está errado.

Tudo bem que a carapuça não me serviu, mas não posso aceitar que os brasileiros sejam tratados como seres mal educados. Esta não é uma publicidade direcionada, ela generaliza. Ou seja, põe todos nós no mesmo barco, como sendo mal educados.

Precisamos rever o conceito do Brasil com quem "vende" nossa imagem fora daqui.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo