22/08/2023
Região Saúde

Hoje (15) tem vacinação contra gripe e covid-19 em Irati

A vacinação para a gripe e para a covid-19 ocorrerá das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde e na Unidade Volante do Parque Aquático

irati-morro3

(Foto: Arquivo/RSN)

Neste sábado (15), o município de Irati promove vacinação de campanha contra a gripe influenza e covid-19. As Unidades de Saúde e a Unidade Volante do Parque Aquático estarão abertas para receber os grupos que estão sendo atendidos neste momento.

GRIPE INFLUENZA

Assim, segundo a Saúde de Irati, as unidades Ademar Vieira de Araújo, Vila São João, Pinho de Baixo, Guamirim, Alto da Lagoa, Pirapó, Palmital, Gonçalves Junior e Itapará estarão abertas das 8h às 17h, para vacinação contra influenza. Os grupos atendidos serão crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos e professores ativos até 54 anos.

Além disso, as tendas montadas no Parque Aquático ao lado do Pavilhão de Exposições João Wasilewski, oferecerão vacina para a gripe influenza, na modalidade Drive Thru. Desse modo, poderão usufruir deste atendimento as gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, idosos com 60 anos ou mais e professores ativos até 54 anos. Isso porque, as pessoas com idade entre 55 a 59 anos, estarão recebendo vacina contra a covid-19, conforme disponibilidade de doses.

COVID-19

Neste dia, no Pavilhão de Exposições João Wasilewski, no Parque Aquático, estarão sendo vacinados com a primeira dose contra a covid-19, vários grupos. Entre eles, os trabalhadores da educação do ensino básico, como centros de educação infantil, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante. E ainda, da educação de jovens e adultos – EJA, desde que estejam vinculados a uma escola, e que tenham contato direto com os alunos, com idade entre 58 e 59 anos.

Para dar início a vacinação deste grupo, Irati recebeu 175 doses. Por meio do cadastramento destes profissionais, o Departamento de Vigilância Epidemiológica informa que a quantidade de pessoas que têm direito a vacina, nesta faixa etária, ultrapassa o número de doses recebidas.

Conforme informações da Saúde do município, na medida em que cheguem mais doses, as idades diminuirão proporcionalmente. Ademais, podem procurar pela vacina neste dia os moradores que se vacinaram nos grupos de idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada e constante na lista fornecida pela Secretaria de Assistência Social. E por fim, moradores com Síndrome de Down, doença renal crônica em diálise e com comorbidades, entre 55 e 59 anos completos.

RECOMENDAÇÃO PARA VACINAÇÃO

– Levar carteirinha de vacina e documento (CPF e RG);
– Não estar com sintomas gripais;
– Pessoas que positivaram para covid-19 somente podem ser vacinados 30 dias após início dos sintomas;
– Contatos próximos a pessoa com covid-19, a pessoa deve aguardar 14 dias, a contar do último contato (se for contato fora da residência). Ou 14 dias, a contar da data do início dos sintomas quando residente da mesma casa;
– E por fim, o intervalo mínimo entre a vacina da covid-19 com qualquer outra vacina, inclusive influenza, é de 14 dias (antes e depois).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.