terça-feira, 8 de abr. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava Saúde

Hoje (9) tem ‘Dia D’ da campanha Novembro Vermelho em Guarapuava

A iniciativa tem um papel educativo, alertando sobre a relevância do cuidado preventivo e o impacto positivo do diagnóstico antecipado

Hoje (9) ocorre o 'Dia D' da campanha Novembro Vermelho

Neste sábado (9) ocorre o ‘Dia D’ da campanha Novembro Vermelho, uma parceria do Departamento de Saúde Bucal com a Secretaria de Saúde de Guarapuava. A ação ocorrerá na rua XV de Novembro, próximo a loja Pernambucanas, das 8h às 14h e tem o objetivo de promover orientação sobre o autoexame bucal, mudanças de hábitos, higiene oral e outros temas.

A coordenadora da Regulação em Saúde Bucal, Renata Brito Araújo afirmou que o principal objetivo da campanha e do ‘Dia D’ é conscientizar a população guarapuavana sobre a gravidade do câncer bucal. “Essa doença afeta milhares de brasileiros, mas que infelizmente recebe pouca atenção da sociedade. Então, precisamos mobilizar nossos esforços para que a conscientização chegue a todos os níveis da sociedade. Reafirmando o nosso compromisso dessa união com o poder público, os profissionais de saúde, as instituições de ensino e a nossa população”.

SOBRE O CÂNCER BUCAL

O câncer bucal é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil e apresenta elevados índices de morbidade e mortalidade. Dados da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) revelam que, em 2020, o Brasil registrou cerca de 378 mil novos casos e 178 mil mortes devido ao câncer de boca. Em Guarapuava, entre 2020 e 2023, foram diagnosticados 95 novos casos e 17 mortes.

A doença pode afetar lábios, gengivas, língua, bochechas, céu da boca e outras estruturas da cavidade oral. Além disso, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco. Outros fatores, como a má higiene bucal, alimentação inadequada e infecção pelo vírus do HPV, também estão relacionados ao desenvolvimento do câncer bucal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.