22/08/2023


Cotidiano Em Alta Guarapuava Saúde

Hoje (9) tem ‘Dia D’ da campanha Novembro Vermelho em Guarapuava

A iniciativa tem um papel educativo, alertando sobre a relevância do cuidado preventivo e o impacto positivo do diagnóstico antecipado

Hoje (9) ocorre o 'Dia D' da campanha Novembro Vermelho

Neste sábado (9) ocorre o ‘Dia D’ da campanha Novembro Vermelho, uma parceria do Departamento de Saúde Bucal com a Secretaria de Saúde de Guarapuava. A ação ocorrerá na rua XV de Novembro, próximo a loja Pernambucanas, das 8h às 14h e tem o objetivo de promover orientação sobre o autoexame bucal, mudanças de hábitos, higiene oral e outros temas.

A coordenadora da Regulação em Saúde Bucal, Renata Brito Araújo afirmou que o principal objetivo da campanha e do ‘Dia D’ é conscientizar a população guarapuavana sobre a gravidade do câncer bucal. “Essa doença afeta milhares de brasileiros, mas que infelizmente recebe pouca atenção da sociedade. Então, precisamos mobilizar nossos esforços para que a conscientização chegue a todos os níveis da sociedade. Reafirmando o nosso compromisso dessa união com o poder público, os profissionais de saúde, as instituições de ensino e a nossa população”.

SOBRE O CÂNCER BUCAL

O câncer bucal é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil e apresenta elevados índices de morbidade e mortalidade. Dados da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) revelam que, em 2020, o Brasil registrou cerca de 378 mil novos casos e 178 mil mortes devido ao câncer de boca. Em Guarapuava, entre 2020 e 2023, foram diagnosticados 95 novos casos e 17 mortes.

A doença pode afetar lábios, gengivas, língua, bochechas, céu da boca e outras estruturas da cavidade oral. Além disso, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco. Outros fatores, como a má higiene bucal, alimentação inadequada e infecção pelo vírus do HPV, também estão relacionados ao desenvolvimento do câncer bucal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo