22/08/2023


Cotidiano Saúde

Hoje e amanhã tem mutirão de orientação sobre câncer de cabeça e pescoço

O mutirão em Guarapuava vai ter ações de conscientização com a população para alertar sobre sintomas para prevenir a doença

Mutirão do Julho Verde (Foto: Divulgação)

O mês de julho reforça a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, com a campanha Julho Verde. Em Guarapuava, o mutirão vai ocorrer nos fins de semana para oferecer triagem e orientação à população. Neste sábado (13) o mutirão será na frente da Loja Pernambucanas no Centro da Cidade (rua XV de Novembro), assim como no próximo sábado (20).

Já neste domingo (14) e no próximo (21), as ações serão no Shopping Cidade dos Lagos. Os acadêmicos vão alertar a população, fazendo a triagem de boca e tireoide com busca ativa de alterações. Além disso, o mutirão terá aferição de pressão e exames de pele. A equipe vai encaminhar os pacientes que tiverem suspeita de diagnóstico para a atenção secundária.

A cada ano do triênio de 2023-2025 são esperados aproximadamente 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço. No Brasil, este é o quinto tipo de câncer mais comum. O diagnóstico precoce diminui a mortalidade. A iniciativa é uma parceria da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC), Prefeitura Municipal de Guarapuava e Centro Universitário Campo Real.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo