22/08/2023
Cotidiano

Hoje tem a Noite da Costela Minga na Catedral

imagem-22950

Logo na entrada do pátio da Catedral Nossa Senhora de Belém em Guarapava já dá para ver a movimentação dos oito assadores responsáveis pela tradicional costela minga que será disponibilizada ao público na noite desta sexta-feira (28). O prato que já se tornou tradicional foi instituído na programação festiva da festa comemorativa ao Dia da Padroeira Nossa Senhora de Belém (2 de fevereiro) há 20 anos. Como tudo começou ninguém soube informar à RSN.
"Quem sabe de toda essa história é o Tio Branda", disse Nilson Cecon, coordenador do evento. Brandalize não foi encontrado pela RSN para relembrar como tudo começou.
Para a noite de hoje 250 costelas com 7 quilos cada uma estão sendo assadas. A preparação começou logo nas primeiras horas da manhã, mas a carne será colocada no fogo às 15 horas. O custo é de R$ 70,00.
"A costela tem de ser assada em fogo brando", diz Cecon. Alguém segredo especial no tempero para que a carne fique saborosa? "O único segredo é colocar no fogo", brinca.
O prato provoca a reunião de amigos pelo tamanho de cada peça. Como são 7 quilos é comum as pessoas se unirem para passar momentos agradáveis no Salão Paroquial da Catedral, ou então, levar para casa. Como opção de acompanhamento, segundo a coordenação da festa, serão disponibilizadas, à parte, porções de maionese, de saladas e pão. O preço desses complementos oscila conforme a porção

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.