Thiago Neuls, novo gerente de enfermagem do Hospital, realiza o teste
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Pitanga já faz uso de um aparelho chamado oxímetro, que é capaz de identificar problemas cardíacos congênitos em recém-nascidos. O aparelho foi repassado aodiretor financeiro do Hospital, Antônio Carlos Prol Medeiros, pelo secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.
A oximetria de pulso, também conhecida como Teste do Coraçãozinho, é feita nas primeiras 24 horas de vida. O teste não provoca dor e é eficiente para salvar a vida dos bebês. Não detecta todas as doenças cardíacas, porém, detecta as mais graves. “Com isso, salva-se essa criança preventivamente”, comentou Antônio Medeiros. O diretor financeiro do Hospital ressaltou ainda que a aquisição do aparelho foi importante, já que algumas doenças do coração requerem intervenção o mais cedo possível. O oxímetro fica na sala do Serviço de Atendimento ao Recém Nato (Saren) e é manuseado por enfermeiros responsáveis pelo Setor.
Outros aparelhos
Antônio Carlos Prol Medeiros disse que o HSVP de Pitanga aguarda o recebimento de outros aparelhos que foram solicitados ao secretário de Saúde Michele Caputo Neto, como o aparelho de Raio X Digital; o mamógrafo e o de endoscopia. Medeiros informou que as documentações que faltavam para formalizar o pedido ao secretário já foram entregues.
Com assessoria