22/08/2023



Guarapuava Saúde

Hospital Regional passa por trâmites legais para voltar a atender

Hospital Regional estava sob a gestão do 'Erasto Gaertner' e passa a ser gerido pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde

HR

Hospital Regional terá gestão da Funeas (Foto: Cristina Esteche/RSN)

As novas equipes médicas e administrativas que vão atuar no Hospital Regional estarão em Guarapuava nesta semana. Isso porque desde que o contrato com o ‘Erasto Gaertner’ encerrou no último dia 30 de abril, o período ficou destinado à retirada de equipamentos por parte da empresa.

De acordo com diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Marcello Augusto Machado, medidas estão sendo tomadas para que o hospital volte a receber pacientes em breve. A Funeas assumiu a gestão do hospital.

Uma providência já tomada, conforme Marcello, refere-se à contratação de serviços de higienização, segurança, alimentação. “Nessa próxima semana receberemos móveis administrativos, medicamentos e materiais hospitalares”. As equipes médicas e do pessoal assistencial farão treinamentos dos processos nos sistemas de prontuários. Assim como de evolução dos doentes, e outros necessários para que possam prestar atendimentos com segurança aos pacientes.

“Isso tudo vai proporcionar que o HR retorne a atender em breve. Em Curitiba, estamos acompanhando os trâmites da entrega do prédio por parte da construtora. Além de providenciar os documentos legais da atuação junto aos órgãos de controle e vigilância”. De acordo com a Funeas, cerca de 10% das obras dependem de conclusão.

ORGANIZAÇÃO

Entretanto, conforme Marcello, paralelamente às medidas de organização, houve o treinamento das equipes em Curitiba. “Foram feitos treinamentos, organizações dos espaços em Guarapuava. Na sede em Curitiba, foram contatadas as empresas que vão prestar serviços no Regional. São empresas de médicos e do quadro assistencial, como enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos entre outros”.

Conforme Marcello, houve também uma conversa com a reitoria da Unicentro. “Continuamos as tratativas já iniciadas para que o hospital chame alunos do curso de medicina para estágios e formação em residência”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

[contact-form][contact-field label=”Name” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”Email” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Website” type=”url” /][contact-field label=”Message” type=”textarea” /][/contact-form]

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo