22/08/2023
Guarapuava Saúde

Hospital Regional pode ampliar atendimento com alunos da área da saúde

Ampliação gradual do Hospital prevê também mais 20 leitos, dos quais 10 para enfermarias e outros 10 destinados à saúde mental

HR

(Foto: Divulgação/Sesa)

Uma articulação entre duas secretarias de Estado e a Unicentro pretende ampliar o atendimento no Hospital Regional de Guarapuava. Numa primeira etapa, mais 20 leitos vão estar disponíveis. Desses 10 para enfermarias e outros 10 para saúde mental.

Guarapuava está sem psiquiatra para atender essa demanda na saúde pública municipal. Depois, em uma segunda fase, poderão ser abertos 20 leitos cirúrgicos para suporte às demandas de cirurgia geral. Conforme a estrutura atual, o HR  conta com 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, essa ampliação vai ser gradual.

Para essa ampliação, está sendo articulada uma cooperação técnica entre as secretarias de Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Unicentro. Conforme o Governo do Estado, uma primeira reunião ocorreu nessa terça (14). O atendimento vai contar com atuação e estágio de estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde.

De acordo com o Governo, o impacto também vai ser positivo na oferta de exames complementares. Ou seja, endoscopia, ecografia, tomografia computadorizada e radiografia. Atualmente, o hospital está em obras para conclusão e entrega do centro cirúrgico. Essa obra vai possibilitar a ampliação do atendimento de urgência e emergência para toda a região.

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, e representantes universidade analisaram o projeto e a possibilidade de estágio para os alunos do quinto e sexto período do Curso de Medicina. Isso vai ocorrer em várias áreas de atendimento, com ênfase em traumatologia. O hospital, vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), tem responsabilidade pela infraestrutura para o aprendizado profissional.

BENEFICÍCIOS

A educação e saúde, alinhada com ciência e tecnologia, conforme disse o secretário de Saúde, César Neves, poderão gerar benefícios para a população. “Este hospital é uma importante obra na Região Centro-Sul do Estado e esperamos que essas ampliações sejam efetivadas tão logo seja possível para ampliar a capacidade da unidade”.

O Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de covid-19 no Centro-Sul do Paraná. Passado o período mais grave da pandemia, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.