O Hospital Santa Cruz fechou as portas nesta terça (15) em Pinhão. Isso porque o hospital teria finalizado o convênio com o Governo do Estado. Agora os moradores precisam procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (Upa). Embora o hospital já esteja fechado, a formalização do fechamento ainda não ocorreu, conforme as informações.
O Portal RSN entrou em contato com a administração do Hospital Santa Cruz, mas não obteve resposta sobre a decisão, já que está sob ação jurídica. A Prefeitura de Pinhão afirmou que ainda não recebeu uma notificação oficial, tampouco a 5ª Regional de Saúde que afirmou que o contrato ainda está vigente. No entanto, moradores do município informaram o Portal RSN sobre o fechamento e repassaram imagens do hospital fechado.
De acordo com a administração, o Governo do Estado repassava R$ 90 mil por mês. Mas a administração já tinha avisado que o convênio terminaria em agosto e não haveria renovação. O hospital conta com 80 leitos, dos quais 99% para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apenas outros 10 leitos são particulares. Portanto, o recurso arrecadado não suporta as despesas de custeio e da folha de pagamento.
PARCERIA COM A PREFEITURA
Vale lembrar que o Hospital Santa Cruz já não tinha mais o convênio com a Prefeitura de Pinhão, assinado em janeiro de 2020. O contrato abrangia o atendimento 24h à população em casos de urgência e emergência. Já para outros procedimentos, o horário de atendimento seria a partir das 17h, incluindo fins de semana e feriados. A validade era até abril, mas se estendeu até o dia 30 de junho.
Para suprir a necessidade, a prefeitura inaugurou a Upa que já somou cerca de 10 mil atendimentos. Além disso, como o ‘Santa Cruz’ é de iniciativa privada e uma vez que a Prefeitura mantenha o contrato, há duplicidade na prestação de serviço.
Leia outras notícias no Portal RSN.