22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Hospital Santa Tereza paga restante dos salários de funcionários, em Guarapuava

Com a regularização, feita nesta quinta (16), categoria optou por dar um “voto de confiança” e deixar o estado de greve

santa-tereza-guarapuava

A direção do Instituto Virmond, que mantém o Hospital Santa Tereza, em Guarapuava, regularizou nesta quinta feira (16) o restante dos pagamentos dos funcionários da instituição. Na última sexta feira (10), quando o caso veio à tona, o HST só havia pago R$ 600 para cada funcionário. O primeira prazo para regularização, dado pelo próprio hospital, foi na última terça feira (14). Todos os serviços na instituição estão funcionando normalmente.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Guarapuava, Alcione de Jesus Domingues, frente ao pagamento desta quinta (16), os cerca de 400 funcionários da instituição optaram por sair do estado de greve, que havia sido deliberado no último final de semana. Havia uma previsão de que o estado de greve fosse mantido mesmo com a regularização dos pagamentos de agosto, porém, o sindicato optou por dar um “voto de confiança” à administração da instituição.

“A administração nos prometeu que não vai mais acontecer. Então optamos por deixar o estado de greve”.

Esta foi a primeira vez que os salários dos funcionários foram atrasados pela administração do hospital após o agravamento da crise financeira na instituição, que ganhou grande repercussão em abril deste ano. De acordo com Alcione, o atraso deste mês, segundo a diretoria, foi por falta de verba. A direção do hospital não se manifestou publicamente sobre os atrasos.

A CRISE

Desde que a crise havia vindo à tona, em abril deste ano, os médicos vinham sendo os mais afetados. A dívida com o corpo clínico chegou a R$ 1,6 milhão. Com a crise, alguns médicos se desligaram da instituição. Na época, o então administrador do hospital chegou a alertar a população sobre um possível fechamento do HST. Até agosto deste ano, o pagamento dos médicos ainda não foi regularizado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.