22/08/2023
Cotidiano

Hotéis serão novamente classificados por estrelas

imagem-27277

Hoje, terça-feira (21), foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que “os empreendimentos de hospedagem terão padrão de classificação oficial estabelecido pelo Ministério do Turismo”, e para “ identificação da classificação oficial hoteleira será utilizado o símbolo ´estrela´”. O número de "estrelas" em um hotel significa qualidade e conforto do estabelecimento.
 
Para Gerson Bine, gerente do hotel Atalaia,em Guarapuava, a volta da classificação feita pelas “estrelas” facilita para o turista que quer saber mais sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelo estabelecimentos. “Os hotéis eram classificados por médio conforto, conforto, luxo e luxo superior. Com a volta das estrelas os hospedes se sente mais seguros para avaliar um hotel”, diz o gerente.
 
Para ser considerado hotel de uma estrela, por exemplo, o local deve trocar a roupa de cama, no mínimo, uma vez por semana. Já os cinco estrelas devem ter um serviço de quarto com refeições e bebidas disponíveis 24 horas para os hóspedes.
 
 
Adequar
 
A volta das estrelas para classificação dos hotéis também serve para o Brasil se adequar ao padrão mundial de serviços turísticos antes da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Até a publicação de hoje no Diário Oficial da União, não existia um sistema de unificação da classificação dos hotéis. No final do ano passado foi revogado um modelo que adotava as estrelas, mas colocava todos os estabelecimentos sob a mesmo categoria, a de “hotel”.

No sistema novo, os estabelecimentos serão divididos em hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. Cada categoria terá critérios próprios para avaliar quantas estrelas um estabelecimento merece.

Com isso, um estabelecimento mais simples, que se enquadra como pousada, por exemplo, não terá que oferecer os mesmos serviços que um resort para ganhar cinco estrelas e ser considerado excelente no tipo de serviço que oferece.

Para se encaixar em uma categoria, os empreendimentos hoteleiros deverão cumprir uma série de itens obrigatórios. Haverá também uma lista de itens optativos e cada estabelecimento terá que oferecer pelo menos 30 % dos serviços descritos nessa lista.

Essas listas de serviços foram definidas pelo Ministério do Turismo com a ajuda do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.