22/08/2023
Cotidiano

I Curso de Liderança Cristã reúne cerca de 300

imagem-7305

Guarapuava – Curso de Liderança Cristã reúne cerca de 300

Unir política e fé cristã, duas coisas extremamente importantes e que muitas vezes são separadas, é um desafio que a Igreja e a sociedade têm encarado com atenção. Juntar essas duas forças de forma responsável e madura é um êxito que a comunidade do Bairro Primavera tem comemorado desde que ajudou a implementou o Projeto Pelo Bem Comum, que teve como resultado a eleição da vereadora Eva Schran. Este projeto está abrindo horizontes de pensamento na população, mostrando que política se discute, sim, no meio cristão. Independente da religião, ter no Poder Público pessoas comprometidas com a fé e os princípios cristãos ajuda a garantir que o bem comum, os interesses do povo, serão defendidos com ética, seriedade e transparência.
E foi para discutir política nos moldes de princípios cristãos e éticos que no domingo, dia 26 de julho, o I Curso de Formação de Liderança Cristã, na Chácara São Carlos (Bairro Primavera), reuniu cerca de 300 pessoas. Este curso foi realizado pela Associação de Moradores e Moradoras do Bairro Primavera, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Casa da Cidadania, com apoio do mandato da vereadora. Bairros como Bonsucesso, Trianon, Xarquinho, Industrial, Batel, dos Estados, Santana, Santa Cruz, Alto da XV e Primavera marcaram presença. Os distritos de Palmeirinha e Guairacá e diversas comunidades do interior vieram em peso. As expectativas da organização, da Paróquia e até do próprio palestrante foram superadas.
“Quando fui convidado para fazer esta formação não imaginei encontrar um projeto tão organizado, com essa representatividade e tantas pessoas envolvidas e interessadas. Estou surpreso e até um pouco enciumado, pois na minha cidade e mesmo quando eu fui vereador, e em qualquer outra cidade que conheço, nunca vi nada igual”, relatou o palestrante, Cyro Fernandes Côrrea Junior. Cyro é prefeito de Ivaiporã, foi vereador, é cientista social e por anos militou em movimentos estudantis e sindicais na juventude.
Em uma palestra dividida na parte da manhã e da tarde, Cyro falou de suas experiências na vida política e cristã e fez diversos esclarecimentos aos participantes. Pontuou artigos da Constituição Federal, salientando direitos e deveres dos políticos e dos cidadãos comuns que boa parte das pessoas não conhece. Das muitas frases importantes que deixou para o público, em uma delas Cyro destacou que existem formas de o cidadão exigir ou solicitar diversos requerimentos ao Poder Público, Executivo ou Legislativo, “e que as pessoas desconhecem, porque muitas vezes nem têm acesso a isso, são privadas disso. Pois um povo esclarecido é um povo que sabe o que quer e batalha por seus direitos. Só tem medo do povo bem informado aquele político que não é correto e honesto”. Ele também explanou sobre participação popular, orçamento participativo e mandatos populares, citando exemplos práticos e simples.
“Meus vizinhos perguntaram ‘o que você vai lá fazer, perder tempo o dia inteiro nesse negócio?’ Eu vim ganhar tempo, porque quanto mais a gente espera mais as mudanças demoram pra acontecer. Tem que partir da gente, do povo, das pessoas que têm fé em Deus e vontade de fazer e de ver uma política diferente dessa corrupta que a gente presencia todo dia no nosso país”, disse Nivaldo Petroski, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Morro Grande.

A programação do curso
O dia de formação contou com diversos momentos de reflexão sobre política, direitos dos cidadãos, presença cristã na vida pública política, deveres dos Poderes Públicos, como as pessoas podem se envolver e participar na vida política da sua cidade. E, claro, momentos de louvor, embalados por músicas cristãs que animaram os participantes e também trouxeram palavras de reflexão. Mesmo com a chuva e o frio, o salão da Chácara São Carlos manteve-se lotado do início ao fim do evento. Como todos os participantes tomaram café e almoçaram no local, a união e o clima de retiro permaneceram durante todo o dia. Na parte da manhã, o professor doutor Claudio Cesar Andrade fez uma análise breve da conjuntura política local, regional e nacional.
Logo após o almoço, a vereadora Eva Schran, representante do bairro e do Projeto Pelo Bem Comum na Câmara Municipal, fez uma prestação de contas de todas as atividades dos seus primeiros seis meses de mandato (CONFIRA O VÍDEO LOGO ABAIXO). Acompanhada de toda a sua equipe, apresentou a Casa da Cidadania, lançou o site do seu mandato, o blog da Casa da Cidadania e um jornal informativo de periodicidade semestral. Destacou que todas as atividades são mantidas com recursos do seu mandato e falou sobre o projeto. “Essa força unida que surgiu aqui no nosso bairro e que hoje nos permite estar mais presentes na vida política da nossa cidade é fruto de um trabalho de fé, organização, preparação intensa para a vida pública, baseada na fé cristã e preocupada integralmente com o bem comum, o bem de todos. É um projeto que veio para ficar e que vai ganhar sempre mais força, buscando abraçar toda a Guarapuava”, destacou.
Padre Sercio finalizou o encontro com uma celebração eucarística, juntamente com padre Carlos Egler, da Paróquia São Pedro, e reiterou a fala da vereadora sobre o projeto. “Eu já lancei o desafio para que o padre Carlos plante esta semente lá na sua paróquia também. Nós precisamos de cristãos comprometidos, interessados, precisamos de pessoas de bem lutando pelos interesses e necessidades do povo lá nos poderes públicos”, ressaltou. Mais informações sobre o curso, trechos da palestra de Cyro Fernandes e todas as fotos do evento podem ser conferidas no site www.vereadoraeva.com.br. No link Links e Vídeos é possível ver trechos da palestra de Cyro Fernandes e também mais imagens na Galeria de Fotos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.