Da Redação, com assessoria/IAP
Prudentópolis – Estão em estágio avançado as obras de infraestrutura pública no Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis. O Governo do Paraná está investindo R$ 2,8 milhões para montar a estrutura de receptivo de visitantes. Trata-se de uma área de 15 alqueires, que conta com uma floresta de araucárias bem preservada e uma cachoeira que, até então, não possuía acesso estruturado.
O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do instituto, Guilherme Vasconcellos, vistoriaram as obras na terça feira (17). “A estrutura vai ficar completa, com estacionamento, centro de visitantes, auditório, banheiros e dois mirantes para que o salto seja contemplado com segurança pelos visitantes. Dessa forma vamos desenvolver o turismo e a economia da região”, afirma Vasconcellos.
O trabalho, que começou em 2015, deve estar concluído até junho deste ano. Após a conclusão das obras, o local deverá receber outros investimentos, como aquisição de mobílias e acabamentos, além de mão de obra terceirizada para garantir a manutenção do local e atendimento aos visitantes.
“Após garantir a estrutura básica para o atendimento ao público e a segurança do local, vamos trabalhar numa gestão compartilhada com entidades e com o município para o desenvolvimento do turismo na região. Queremos fazer uma inauguração já com a gestão de atendimento ao público organizado”, explica Vasconcellos.
BELEZA
O Salto São João fica a 12 quilômetros do Centro de Prudentópolis, em uma área de 15 alqueires que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge uma cachoeira com grande volume de água, que cai de 84 metros de altura e segue pelo rio São João.
A cidade é conhecida como terra das cachoeiras gigantes. São mais de 100 quedas com alturas que variam de 80 a quase 200 metros.