22/08/2023
Cotidiano Meio Ambiente

IAT aplica R$ 50 mil em multas durante operação contra dengue

Força-tarefa em Laranjeiras do Sul vistoriou depósitos de sucata sem licença. Locais acumulavam água parada e ofereciam risco à saúde pública

Ao todo, as equipes vistoriaram oito empreendimentos (Foto: IAT)

O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta segunda (15), o balanço final de uma força-tarefa sobre destinação irregular de resíduos sólidos em Laranjeiras do Sul. Os fiscais aplicaram R$ 50 mil em multas e emitiram quatro Autos de Infração Ambiental (AIA).

A operação ocorreu no dia 5 de dezembro. O alvo principal foram os depósitos de sucata. Esses locais funcionavam como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ao todo, as equipes vistoriaram oito empreendimentos.

IRREGULARIDADES E CRIMES

Os agentes flagraram crimes ambientais graves. Por exemplo, encontraram lixo descartado a céu aberto e falta de licença para funcionamento. Consequentemente, os fiscais exigiram adequações sanitárias e a regularização dos documentos em todos os locais autuados.

Caroline Rech coordena a fiscalização do IAT de Guarapuava. Segundo ela, a equipe definiu os alvos estrategicamente. “A Secretaria da Saúde indicou os principais pontos com problema de dengue na cidade”. Além disso, muitos locais acumulavam água parada. Dessa forma, intensificavam a presença do vetor da doença.

RISCO AO SOLO

A fiscalização identificou perigos ao solo, além do risco à saúde. “Observamos materiais em locais inadequados, sem piso e cobertura.” Portanto, os agentes retiraram óleos e graxas para evitar contaminações.

A 1ª Promotoria de Justiça de Laranjeiras do Sul organizou a operação. Assim, o IAT atuou em conjunto com o Ministério Público pela primeira vez na região. A Prefeitura Municipal também apoiou a iniciativa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.