22/08/2023



Economia

IBGE vai revisar série histórica do PIB com nova pesquisa de indústria

A série composta a partir de 2010 do PIB, que é a soma de tudo o que é produzido no país, será recalculada, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A revisão se deve à alteração na pesquisa de produção industrial mensal, que vai incorporar novos produtos, como tablets e biodiesel, e perder outros, já a partir de divulgação de 7 de maio.

Além desta modificação como consequencia da alteração da pesquisa industrial, o PIB está passando por um mudança metodológica maior para o cálculo anual e que deve ser divulgada em 2015.

“Os PIBs trimestrais vão sofrer mudanças. Essa série é basicamente composta da fase 2010 para frente que é estimada e 2010 para trás. Essa série vai ser toda recalculada a princípio até o ano que a gente não definiu quando será. Então, a gente vai ter uma série toda nova, anual, e a série trimestral vai ser toda reajustada à série anual”, explicou Roberto Luís Olinto Ramos, coordenador da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.

De acordo com o órgão, a revisão do PIB ocorre sempre que há atualização de alguma pesquisa usada como base do cálculo do PIB, como é o caso da produção industrial. Segundo Olinto, no entanto, 2012 não será incorporado.

“Mais revisões podem acontecer. Sempre que você tiver uma pesquisa importante, você vai ter revisões. Então, o que a gente está fazendo agora é a revisão da PIM (Pesquisa Industrial Mensal da Produção Física), nós fizemos ano passado a revisão da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) e os argumentos são exatamente os mesmos. É uma rotina quando você tem uma pesquisa nova para entrar e não tem sentido você deixar fora do sistema vigente, do sistema trimestral, uma informação nova”, completou Olinto.

Ainda segundo ele, a próxima revisão da série anual acontecerá em 2015, em princípio, no primeiro trimestre. Até lá, no entanto, não há nenhuma pesquisa nova em vista, afirmou o coordenador.

“Até lá, a próxima revisão que vai ser feita, vai ser a revisão da série anual inteira. Então, a gente vai divulgar uma série. E volta o processo de revisão normal, sempre rever a séries ao final de cada ano. E se tiver uma nova pesquisa, a gente entra com ela”, concluiu.

A mudança faz parte de uma rotina de alterações a cada dez anos, diz o instituto, e vai incluir informações de pesquisas mais novas feitas pelo IBGE, além de dados que não eram apurados.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo