22/08/2023



Educação

Ideb deve ser divulgado hoje

Em meio a suspeitas de que o governo federal está retardando a divulgação dos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por causa do período eleitoral, o ministro da Educação, Henrique Paim, reconheceu ontem que o indicador “coloca em xeque” a gestão de estados e municípios na área. “Esse governo é um governo que tem um DNA voltado para a questão da avaliação e para a divulgação de dados. Temos muita tranquilidade em relação a isso. O resultado do Ideb coloca em xeque gestão dos estados e municípios, por isso temos todo o cuidado em divulgar, vocês (dirigindo-se a repórteres) serão avisados”, afirmou.

O resultado do Ideb deve ser divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Criado em 2007, o índice é medido a partir do cálculo da taxa aprovação escolar e médias de desempenho em exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para escolas e municípios, são utilizadas as médias de desempenho da Prova Brasil; para estados, as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Questionado sobre a possibilidade de ser chamado pela Comissão de Educação do Senado para explicar o atraso na apresentação do Ideb, Paim afirmou que iria ao Congresso prestar esclarecimentos “com a maior satisfação”. Em nota, a Casa Civil comunicou que é “totalmente improcedente” a informação divulgada pelo jornal O Globo de que já teria recebido o resultado do Ideb. “A Casa Civil não recebe, analisa ou divulga os dados do Ideb, sendo esta uma atribuição exclusiva do Ministério da Educação e do Inep”, informou, em nota.

QUALIDADE

O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino do país. A partir dele é possível monitorar o desempenho de gestores municipais e estaduais na Educação, além de saber se o país está cumprindo as metas estabelecidas para cada etapa de ensino.

A demora na divulgação do Ideb tem gerado críticas de educadores, secretários e governadores. Alguns, reservadamente, suspeitam que, por causa das eleições, o governo esteja segurando os resultados devido a um suposto mau desempenho do país, fato que não é possível confirmar sem que os números se tornem públicos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo