A vacina contra a covid-19 está trazendo esperança para os brasileiros que estão há meses em distanciamento social. Em Guarapuava, Dona Maria Tereza Soares de 104 anos, relata emocionada que após 11 meses de espera e de expectativa, recebeu a primeira dose na tarde de ontem (10). Sem que precisasse sair do carro, a idosa foi vacinada em modelo drive-thru.
Não tenho palavras para descrever esse momento, quero retomar minha vida, poder ir à igreja e estar com meus netos.
No domingo (7), Guarapuava recebeu 640 doses da CoronaVac. Este é o quarto lote das doses que chegou ao Estado. A 5ª Regional, com sede em Guarapuava, recebeu desta vez, o total de 2.300 vacinas para 20 municípios. De acordo com a diretoria da 5ª Regional, há 601 idosos acima de 90 anos no município.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e coordenadora da Campanha, Chayane Andrade, o intuito é ainda hoje (11), terminar de vacinar todos os idosos com 90 anos ou mais.
Nesse primeiro dia só pela manhã, já tivemos 77 idosos vacinados. É bom destacar que temos doses suficientes para todos os idosos deste grupo.
Josefina de Fátima, de 96 anos, também vacinada na quarta (10), demonstrou alegria em receber a dose. “Quando meu filho me deu a notícia que iria me trazer para tomar vacina já comecei a ficar nervosa, mas deu tudo certo, rezei muito por esse momento”.
Conforme a organizadora da campanha de vacinação, a imunização continua hoje (11) em duas modalidades: drive-thru no Centro de Vacinação Municipal e em residências, para idosos que tem dificuldade de locomoção. Na tenda drive-thru, Natacio Oliveira de 94 anos, foi o primeiro vacinado e comemora.
A vida é boa de viver. Espero que tudo volte ao normal logo e eu retorne ao trabalho, podendo receber as pessoas aqui.
SEBASTIÃO
Considerado o homem mais idoso do Brasil, Sebastião Batista dos Santos de 118 anos, recebeu a vacina contra a covid-19 nessa quarta (10) em Coronel Vivida. Assim, conforme informações, ele fez questão de ser vacinado e recebeu em casa a enfermeira Ediane dos Santos. Em 25 dias, vai receber a segunda dose.
Além disso, o município de Coronel Vivida recebeu 140 doses da vacina nessa terça (9). Todas serão disponibilizadas para os idosos com mais de 90 anos.
COMO RECEBER A DOSE?
Para ser imunizado, o idoso com 90 anos ou mais deverá fazer o cadastro pelo aplicativo Fala Saúde ou ir à tenda, em frente à prefeitura. Assim, levando um documento com foto, CPF, cartão SUS, cartão de vacina e um comprovante de residência.
Por fim, para mais informações sobre a vacina, a Secretaria de Saúde disponibilizou o telefone: (42) 9 8425-8171, apenas para WhatsApp.
Leia outras notícias no Portal RSN.