22/08/2023



Economia

IGP-DI acumula inflação de 7,8% em 12 meses

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) ficou em 0,4% em agosto deste ano. A taxa é inferior à observada em julho, que foi 0,58%, mas superior à registrada em agosto do ano passado (0,06%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI acumula taxas de 5,53% no ano e 7,8% no período de 12 meses.

A queda da taxa entre julho e agosto foi provocada pelos preços no atacado e no varejo, que tiveram inflações menores em agosto. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, ficou em 0,44% em agosto, ante o 0,61% de julho.

Já a inflação do Índice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, caiu de 0,53% em julho para 0,22% em agosto, comportamento ditado principalmente pelos alimentos, cujos preços passaram de uma alta de 0,79% para uma queda de 0,11% de um mês para o outro.

Os preços da construção, medidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por outro lado, tiveram alta da inflação, ao passar de 0,55% em julho para 0,59% em agosto. O IGP-DI foi calculado com base em preços coletados entre 1º e 31 de agosto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo