Da redação – A obra da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Bonsucesso, é uma das únicas do Paraná a estar dentro das normas da ABNT.
A obra inaugurada no domingo (9) possui capacidade para 700 pessoas sentadas e os antigos bancos feitos em madeira deram lugar a confortáveis poltronas, das quais, 12 são próprias para pessoas obesas.
"Decidimos comprar as poltronas para não incentivar o corte de madeira, pois nos preocupamos com a preservação do meio-ambiente", disse o padre Sercio Catafesta, responsável pela paróquia.
A lei da acessibilidade também é respeitada. A nova construção com 1.140 metros quadrados de área previu rampas nas entradas, inclusive, em direção ao altar. Há também espaços reservados para cadeirantes. Os banheiros são adequados a portadores de deficiências.
Quem entra no templo já pode contemplar um ambiente claro (a pintura é branca) e a luminosidade natural. As lâmpadas também são programadas para a economia de energia elétrica.
O projeto arquitetônico da nova igreja contemplou também a acústica do templo. "Fizemos tudo conforme as normas", diz o padre Sercio.
Uma cisterna com capacidade para 30 mil litros garante o reaproveitamento de água. Uma biblioteca, uma sala de computação e uma cozinha comunitária (para as pastorais) estão à disposição da comunidade.
Os momentos para oração junto ao Santíssim ganharam um espaço especial na obra. Uma sala com almofadas para os fiéis dobrarem os joelhos e uma lamparina incrustrada em meio ao móvel propiciam um ambiente apropriado para a reflexão e para o "encontro" silencioso com Deus.
"Queremos proporcionar conforto e comodidade aos fiéis que vem à Igreja", afirmou padre Sercio.
No lado de fora, vários espaços estão sendo concluídos e darão infraestrutura adequada para os dias de festas.
Outro ponto que chama a atenção logo na chegada das pessoas é a cena da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastores em Portugal. A imagem da santa possui 3,8 metros de altura, enquanto os pastores, ajoelhados, tem 1,8 metros.