22/08/2023



Guarapuava Segurança

IML de Guarapuava terá mais dois médicos legistas

Em breve, quatro ou cinco peritos serão contratados para Guarapuava, assegura Artagão Júnior

*Reportagem com vídeo

Governador Carlos Massa Ratinho Júnior (Foto: Divulgação)

O Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava terá mais dois médicos legistas para compor o quadro. Assim, serão seis profissionais ao todo. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Artagão Júnior (PSB), ao Portal RSN.

De acordo com o parlamentar, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou a contratação de 90 profissionais para a Polícia Científica. Desses 29 são médicos peritos e o restante, peritos criminais. “Temos 18 IML’s no Paraná, e mesmo assim, conseguimos dois médicos para Guarapuava”. Eles deverão assumir dentro de até 90 dias, já que passarão por treinamento.

De acordo com o diretor administrativo do Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Estado do Paraná (SINPOAPAR), Obadias de Souza Lima Júnior, com as novas contratações haverá menos sofrimento às vítimas de lesões corporais. “Muitas vezes essas vítimas tinham de esperar por três dias para produção do laudo de lesões corporais”. A partir do início dos trabalhos destes novos servidores o atendimento a essas vítimas será feito de segunda a sábado e não mais de segunda a quinta, como era anteriormente.

Entretanto, diz Obadias, para a liberação de corpos, o IML conta com apenas três auxiliares de necropsia.

Eles fazem plantões das 7h às 23h. Também são os responsáveis por trabalho físico em exame de necropsia, preenchimento de documentos relativos a perícia e produção de certidão de óbito. Além disso, prestam atendimento às famílias enlutadas e às funerárias. Pelo número reduzido não há plantões na madrugada.

Todavia, o deputado Artagão Júnior disse que haverá contratações de peritos criminais para Guarapuava. “A nossa expectativa é de que venham entre quatro e cinco profissionais”.

ESTRUTURA

(Foto: Matheus Buongermino/RSN)

O IML de Guarapuava atende 24 municípios da Região. Para isso conta agora com seis médicos legistas, quatro auxiliares de perícia (responsável pela remoção de cadáveres) e três auxiliares de necropsia.

“Foi um legado do deputado Bernardo Carli que conseguiu também duas viaturas 0km, uma vaga a mais de auxiliar de perícia e uma de médico legista”. Conforme Obadias, além disso Bernardo também conquistou uma vaga de estágio da parte administrativa do estado. Com apoio da prefeitura de Guarapuava mais duas vagas de estágio administrativo foram abertas.

“Agora o deputado Artagão Júnior conseguiu novas conquistas”. Assista abaixo o vídeo em que o deputado Artagão Júnior anuncia as duas vagas para Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo