Guarapuava – A inadimplência em Guarapuava caiu pelo segundo mês consecutivo, conforme mostram números do SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito). A taxa observada em maio foi de 2,93%, inferior aos 3,12% registrados em igual período de 2008 e aos 3% de abril deste ano. No mês passado, o total de consultas foi de 22.919, com 2.050 inclusões e 1.404 exclusões.
O diretor para assuntos do SCPC, José Divonsil da Silva, afirmou que a economia está estável nos últimos meses, mas o empresário continua cauteloso. Silva enfatizou que maio é um período em que as pessoas voltam às compras, por causa do frio e do Dia das Mães, por isso buscam saldar seus débitos. Aos poucos o consumidor está voltado às lojas, adquirindo mais confiança na sua atividade e no seu trabalho.
Além dos efeitos nocivos da crise que aos poucos vão se dissipando, a queda no número de inadimplentes pode ser atribuída à eficiência do SCPC. O sistema está interligado à Renic (Rede Nacional de Informações Comerciais), um banco de dados com mais 150 milhões de registros de inadimplentes de todo o país. As estatísticas estão aí e mostraram que cerca de 20% das consultas apresentam restrição. Por isso, é um instrumento que diminui consideravelmente o risco.
O diretor também recomenda que as empresas mantenham cadastro dos clientes, com informações básicas como RG e CPF, além de endereço, trabalho e renda. Tem que ter cadastro bem feito. Até porque para fazer registro não tem como incluir sem dados necessários.
Cotidiano
Inadimplência em Guarapuava cai pelo segundo mês consecutivo
- Por Cristina Esteche
- 15/06/2009