22/08/2023
Cotidiano

Indignação de guarapuavanos marca o Dia da Independência do Brasil

imagem-30003

Apesar do mau tempo reinante na manhã desta quarta-feira (7) em Guarapuava e da falta do tradicional desfile cívico de 7 de Setembro o povo compareceu à Rua XV de Novembro para prestigiar a parada militar. O desfile organizado pelo 26o. GAC começou pontualmente às 9 horas e não durou mais de 30 minutos. Cerca de 500 militares do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, também motorizados prestaram homenagem à Pátria. Grupos de escoteiros também desfilaram. A Banda Municipal Maestro Leonel Rossetim composta por 43 integrantes se posicionou ao lado do palanque oficial e mostrou o seu repertório.

 

 

Muitas pessoas compareceram à Praça 9 de Dezembro quando o desfile já tinha terminado. "É um absurdo a Prefeitura não ter organizado o desfile das escolas. Estão acabando com que o nosso município tem de bom", reagiu Francisco de Almeida que junto com a esposa Elizabeteh e os filhos Jussara (8 anos) e Francisco Junior (11 anos) saiu do Bairro Bonsucesso para prestigiar o desfile militar.

 

 

"Meus filhos chegaram em casa chorando quando o professora avisou que não ia ter desfile. Eu já tinha comprado tênis novo para eles se apresentarem bem", afirmou dona Cecília Strauss, que mora no Bairro Boqueirão.

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo Guarapuava deixa de ter o desfile cívico de 7 de Setembro. Em 2009 a justificativa foi o vírus da gripe H1N1. No ano seguinte (2010), a falta de reposição salaral que se arrastava por cerca de 6 anos consecutivos fez com que professores municipais boicotassem o evento e agora em 2011 a desculpa dada pelo prefeito Fernando Carli foi de que houve pouca adesão por parte de entidades externas à Prefeitura.

 

 

"Nunca vi isso na minha vida. E as escolas por que não desfilaram? E o patriotismo como é que fica?" questiona Leopoldo Ribeiro, que mora no Industrial Guaratu.

 

 

 

Matérias relacionadas:

Prefeitura cancela desfile cívico de 7 de Setembro em Guarapuava

Exército mantém tradição e fará desfile militar de 7 de Setembro em Guarapuava

Sem desfile, fanfarra do Manoel Ribas se apresenta dentro do próprio colégio

Exército confirma desfile militar mesmo com chuva

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.